As imagens da detenção de Fonseca e Castro em manifestação proibida

A seguir à detenção do líder do Ergue-te, a PSP deteve um outro homem por "resistência e coação".

NotíciaVídeo

© beegarc./X

Notícias ao Minuto
25/04/2025 17:24 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

O presidente do Ergue-te, o ex-juiz Rui Fonseca e Castro, foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), esta sexta-feira, durante uma manifestação ilegal de extrema-direita no Largo de São Domingos, em Lisboa, por desobediência.

 

Um vídeo, que circula nas redes sociais e pode ver na galeria acima, mostra o momento em que Fonseca e Castro se entrega às autoridades e é detido no meio de um grande aparato policial.

A seguir à detenção do líder do Ergue-te, a PSP deteve um outro homem por "resistência e coação", disse à Lusa fonte da autoridade, acrescentando que ambos foram levados para a esquadra.

Aquando a detenção do presidente do Ergue-te, que disse que se entregou à polícia "em nome da liberdade", os apoiantes de movimentos extremistas exaltaram-se e o forte dispositivo da PSP, inclusive das Equipas de Intervenção Rápida, teve de intervir, com a utilização da força, registando-se momentos de alguma violência física.

Durante a concentração, os apoiantes da extrema-direita insultaram jornalistas e também o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), que não deu aval à manifestação, após parecer negativo da PSP.

Sublinhe-se que o partido Ergue-te e o movimento Habeas Corpus, com o apoio do grupo de extrema-direita 1143, anunciaram uma manifestação com "porco no espeto" no Martim Moniz, a partir das 15h00 desta sexta-feira, feriado do dia 25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos.

A PSP deu um parecer negativo à realização desta ação e a Câmara Municipal de Lisboa seguiu a recomendação e a avaliação da PSP e não deu aval à realização das iniciativas de movimentos de extrema-direita marcadas para o Martim Moniz.

Mesmo existindo um parecer negativo da PSP e sem aval da CML, o presidente do Ergue-te, Rui Fonseca e Castro, garantiu na quinta-feira, num vídeo partilhado nas redes sociais, que o partido se iria manifestar "para uma festa da família portuguesa, para uma celebração da portugalidade, mas sobretudo para uma demonstração de civilidade e de irmandade".

Leia Também: Rui Fonseca e Castro detido pela PSP em manifestação ilegal em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas