A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na madrugada deste sábado, um homem, de 58 anos, que é suspeito de matar e enterrar outro homem, de 55 anos, cujo corpo foi encontrado, na quinta-feira, num terreno da casa do homicida, em Santa Maria da Feira. Poderá vir a ser acusado da prática dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver e abuso de dados de pagamento.
A vítima estava desaparecida há mais de uma semana, desde o dia 15 de abril, em Lourosa.
As suspeitas sobre o local do corpo surgiram na quinta-feira, quando as autoridades judiciárias receberam informações e avançaram "de imediato", com diligências. Nesse mesmo dia, a polícia descobriu o corpo da vítima.
Nas horas seguintes, segundo a PJ, foi possível "apurar que ambos eram velhos conhecidos" e havia "fortes indícios" de que o suspeito se queria apoderar dos bens da vítima. Por isso, "decidiu matá-lo, presumivelmente por asfixia".
Depois do crime, o homem enterrou o corpo e usou o cartão bancário da vítima para "iludir os familiares", dando "pistas falsas" sobre o desaparecimento.
O suspeito, que tem antecedentes criminais por crimes de fraude fiscal, será agora conduzido à autoridade judiciária competente, onde terá o primeiro interrogatório judicial e ficará a conhecer as medidas de coação.
Leia Também: Corpo de homem encontrado enterrado em Santa Maria da Feira