O Barcelona venceu, este sábado, a edição deste ano da Taça do Rei, ao triunfar no Clássico ante o eterno rival Real Madrid, por 3-2, num jogo resolvido apenas no prolongamento.
A partida no Estádio La Cartuja, em Sevilha, começou a ferver ainda antes do apito inicial por conta da polémica que envolveu a equipa de arbitragem. Alheios a toda esta situação, os jogadores das duas equipas proporcionaram um verdadeiro espetáculo a sul de Espanha, com golaços de parte a parte.
Este El Clásico não começou nada bem para os merengues. Aos 11 minutos, Mendy, que regressava de lesão, teve de ser substituído por Fran García. Do outro lado, o marcador mexeu pela primeira vez aos 28 minutos com um grande golo de Pedri de fora da área.
Carlo Ancelotti mexeu ao intervalo e colocou em campo Kylian Mbappé, que tinha iniciado a partida no banco de suplentes. O francês teve impacto quase imediato, já que empatou o Clássico aos 70' com a cobrança soberba de um livre direto. Aos 77 minutos, o também francês Tchouaméni deu a volta ao marcador num canto e encaminho a vitória merengue.
Mas a partida ainda não tinha terminado. Foi já dentro dos dez minutos finais que Ferrán Torres, melhor marcador do Barcelona nesta competição, brilhou também ele com um belo golo que atirou a partida para prolongamento.
Aos 90+4, Rudiger tocou no pé de apoio de Ferran Torres, que caiu na área. Porém, o árbitro sancionou a falta. Dois minutos depois, o VAR chamou o juíz Ricardo De Burgos para o fazer reverter uma grande penalidade por suposta falta de Raul Asencio sobre Raphinha, que acabou com amarelo ao brasileiro, por simulação. O duelo seguiria então para tempo extra.
Já na segunda parte do prolongamento que Koundé apanhou uma bola à entrada da área e entregou a vitória ao Barcelona com um belo golo que levou à loucura os adeptos catalães. Até final, Rudiger, já no banco de suplentes, viu um cartão vermelho direto num momento de maior tensão.
O Barcelona conquista, assim, a terceira vitória em outros tantos jogo contra o Real Madrid nesta temporada, depois do triunfo no campeonato no Berbanéu e da vitória na Supertaça. Esta é a 32.ª Taça do Rei do palmarés dos catalães.
Equipas iniciais
Barcelona:
BARÇA XI #ElClásico #CopaBarça pic.twitter.com/k7XgDyhI1F
— FC Barcelona (@FCBarcelona) April 26, 2025
Real Madrid:
¡Nuestro XI inicial para la final de la Copa del Rey!
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) April 26, 2025
🆚 @FCBarcelona_es
@UnicajaBanco pic.twitter.com/kR7qqCJGIO
Antevisão
A cidade espanhola de Sevilha vai escaldar este sábado com mais uma edição do eterno El Clásico na final da Taça do Rei. De um lado, o Barcelona líder da La Liga e semifinalista da Liga dos Campeões. Do outro, o Real Madrid que corre atrás do título espanhol e que já foi eliminado da Champions. Em momentos opostos, os rivais procuram alcançar mais um título esta temporada.
Essa será a primeira decisão entre Barcelona e Real Madrid na Taça do Rei desde a época 2013/14. Foram cinco títulos e um segundo lugar para o Barcelona desde então, enquanto o Real Madrid venceu a única final que disputou. Onze anos depois, há novo confronto.
O período antes desta final fica marcado por momentos de grande polémica. O Real Madrid ameaçou falhar o duelo contra o eterno rival por causa das declarações dos árbitros que vão ajuizar o encontro. Apesar da polémica, o jogo vai mesmo realizar-se
O jogo tem apito inicial agendado para as 21h00 (horário de Portugal Continental) deste sábado no Estádio La Cartuja, em Sevilha, sendo que poderá acompanhar todas as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Real Madrid quebra silêncio sobre presença ou não na final da Taça do Rei