"O gato, o coelho e outros contos tradicionais" reúne 11 histórias "recontadas com um toque moderno, com ritmo, humor" e que foram feitas com ajustes de "elementos que já não se enquadram nos valores éticos atuais, como questões de linguagem, de género, violência, racismo ou maus-tratos a animais", explica Adélia Carvalho na introdução.
Os contos recontados inspiram-se nas histórias de tradição oral portuguesa e nas recolhas de autores como Almeida Garrett, Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório, José Leite de Vasconcelos, Maria Vitória Garcia e Salomé de Almeida.
No livro há histórias de reis e donzelas, fábulas com animais, fantasia, mas também narrativas sem tempo, marcadas pelas repetições e pelas rimas, e com "personagens do mundo real -- crianças cuja inteligência, capacidade de adaptação a novas situações e generosidade as tornam inesquecíveis", lembra Adélia Carvalho.
"A velha e a cabaça", "O génio da arca", "O pinto borrachudo" e "O corvo e o pardal" são algumas das histórias recontadas neste livro, lançado na quinta-feira no festival literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim.
"O gato, o coelho e outros contos tradicionais" é uma edição da Nuvem de Letras.
Formada em Educação de Infância, Adélia Carvalho é autora de várias obras para a infância, nomeadamente "Quando for grande quero ser criança", "A crocodila mandona", "Um principezinho" ou "Nadav".
Curadora do Onomatopeia -- Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo, Adélia Carvalho esteve ainda na fundação da livraria Papa-Livros, no Porto, e da editora Tcharan. Está nomeada para o prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award.
Além de Adélia Carvalho, Anabela Dias já colaborou, em desenho e ilustração, com autores como Pedro Saraiva, João Ferreira Oliveira e João Manuel Ribeiro.
Leia Também: Capitão Fausto fazem estreia internacional com 5 concertos pela Europa