Este ano não há festival de música Amplifest

O festival de música Amplifest deste ano foi cancelado por causa do aumento do valor de aluguer do Hard Club, no Porto, o recinto que acolheu dez edições do evento, anunciou esta terça-feira a promotora.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/04/2025 21:18 ‧ há 2 semanas por Lusa

Cultura

Música

"O Hard Club era o coração do Amplifest, mas fomos surpreendidos por um aumento de 400 por cento do aluguer, que se tornou completamente inviável para uma nova edição", afirmou à agência Lusa o organizador do festival, André Mendes.

 

O Amplifest, que em 2024 celebrou dez edições, é um festival independente, de pequenas dimensões, que acolheu no Porto bandas como Godspeed You! Black Emperor, Oxbow, Chelsea Wolfe, Peter Brötzmann, Swans, Wovenhand, William Basinski e Neurosis.

"Para nós é completamente inviável termos um aumento de 400 por cento para estar no Hard Club. Não posso ter bilhetes a 300 euros para compensar. Já recebemos muitas mensagens de pessoas de Portugal e do estrangeiro [para saber da próxima edição], por isso decidimos anunciar que este ano não há Amplifest", disse André Mendes.

Segundo André Mendes, a não realização do festival "é um estrondo para a Amplificasom", mas a promotora vai continuar a procurar uma sala de espetáculos que permita rotatividade de palcos, para artistas de renome e projetos emergentes.

Em comunicado, a Amplificasom diz que não foi ainda possível encontrar uma solução, tendo explorado "diferentes possibilidades no Porto, Lisboa e até em cidades mais pequenas que pudessem representar uma alternativa à altura das características do evento".

"Acreditamos firmemente que o Amplifest continua a ser essencial e vital para a região. Continuaremos a lutar para não sermos consumidos pela gentrificação da cidade e pela homogeneização cultural que está a sufocar a arte independente", refere a promotora em comunicado.

A promotora deverá anunciar, em breve, concertos de algumas bandas que "certamente teriam tocado na edição deste ano" do Amplifest.

Leia Também: Mayra Andrade apresenta "reEncanto" em junho na Casa da Música no Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas