Um conjunto de quatro livros de Shakespeare vão a leilão em Londres

Um conjunto raro de quatro edições das coleções de peças de William Shakespeare do século XVII, avaliado em mais de 3,5 milhões de libras (4 milhões de euros), será leiloado em maio, anunciou a Sotheby's na quarta-feira.

Notícia

© Facebook - Guildhall Library

Lusa
24/04/2025 00:35 ‧ há 11 horas por Lusa

Cultura

Livros

O 'Primeiro Folio', impresso em 1623, sete anos após a morte de Shakespeare, é a primeira coleção de obras do famoso dramaturgo britânico, é composto por 36 peças, incluindo 18 que não tinham sido impressas anteriormente, como 'Macbeth', 'Twelfth Night' e 'Julius Caesar', é considerado um dos livros mais importantes da literatura inglesa.

 

Dos cerca de 750 exemplares que se pensa terem sido impressos nesta edição, foram registados cerca de 235 em todo o mundo.

Uma nova edição em 1632 deu origem ao 'Segundo Folio', que contém alterações à primeira.

O 'Terceiro Folio', com sete peças adicionais, foi publicado em 1664 e é considerada a mais rara: pensa-se que muitos exemplares terão desaparecido no Grande Incêndio de Londres, em 1666.

O 'Quarto Folio' seguiu-se em 1685.

A posse de um conjunto dos quatro fólios, um sonho para os bibliófilos, está a tornar-se cada vez mais difícil, dada a escassez de exemplares em mãos privadas, salienta a Sotheby's.

O conjunto que será vendido a 23 de maio, avaliado entre 3,5 milhões e 4,5 milhões de libras (4 milhões e 5,2 milhões de euros), foi reunido em 2016.

Os quatro folios foram oferecidos pela última vez num único lote pela Sotheby's New York em 1989, segundo a casa de leilões.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas