A feira, explicou hoje o município alentejano, é promovida pela Biblioteca Municipal e vai abrir ao público às 18:00, podendo ser visitada até ao dia 08 de dezembro.
Além da mostra e venda de obras de vários géneros literários, dirigidas a diferentes grupos etários, o evento inclui sessões de apresentação de livros, espetáculos e sessões de poesia, teatro e filmes, entre outras atrações.
A autarquia de Grândola, no distrito de Setúbal, salienta, em comunicado, que o destaque desta 32.ª edição vai para o escritor Luís Vaz de Camões e a sua obra poética 'Os Lusíadas', que é 'considerada a epopeia portuguesa por excelência'.
'Camões' é o título da exposição, cedida pelo Instituto Camões, que vai poder ser visitada pelo público ao longo das duas semanas da Feira do Livro, na biblioteca.
Trata-se de uma mostra biográfica composta por 'uma série de 38 cartazes' e que 'destaca alguns dos aspetos mais importantes de Camões, reconstituindo o seu itinerário pessoal, cívico e literário', resumiu o município.
A 07 de dezembro, vão também ter lugar duas sessões da performance 'Os Lusíadas -- De Lisboa à Índia - Ida', concebida e interpretada pelo ator António Fonseca, que, no mesmo dia, vai apresentar o seu audiolivro 'Os Lusíadas como nunca os ouviu'.
Como novidade, este ano, a Feira do Livro integra ainda a realização das semanas gastronómicas do concelho, com a iniciativa 'À mesa com escritores', até 04 de dezembro.
Em nove restaurantes do concelho, no âmbito da iniciativa, explicou o município, vão ser apresentadas 'ementas literárias baseadas em obras de grandes escritores portugueses'.
O 'Patê de Rosto de Cão de Francisco José Viegas', os 'Bolinhos de Bacalhau de Aquilino Ribeiro' ou a 'Torta de Camarão de Almeida Garrett' vão ser algumas das entradas disponíveis para degustação, com os comensais a poderem também reconfortar os estômagos com 'Caldo de Castanhas Piladas de Camilo Castelo Branco' ou 'Sopa de Grão-de-bico de Eça de Queirós'.
Já os pratos principais incluem 'iguarias' como o bacalhau à Biscainha referido em 'O Crime do Padre Amaro' e o arroz de perdizes descrito na 'Carta a Júlio Dantas'.
Para sobremesa, segundo a organização, as sugestões são 'Fartes de Fialho de Almeida' ou 'Pudim de nozes de Agustina Bessa-Luís'.
A Feira do Livro é 'uma das principais iniciativas de âmbito cultural' que a câmara disse promover no concelho, apresentando aos adeptos da leitura, 'a preços especiais, centenas de livros', graças à participação das mais representativas editoras nacionais.