Coleção literária descomplica educação sexual na adolescência

O livro ilustrado 'O teu corpo é fixe', a editar esta semana, integra-se numa nova coleção informativa infantojuvenil, que procura esclarecer e descomplicar conceitos e termos sobre educação sexual na adolescência.

Notícia

© Getty Images

Lusa
15/04/2025 17:44 ‧ há 7 horas por Lusa

Cultura

Literatura

A coleção intitula-se 'Menstruita' e foi desenvolvida em Espanha pela psicóloga em educação sexual Anna Salvia, pela fisioterapeuta Marta Torrón e pela autora e ilustradora Cristina Torrón, com o propósito de ajudar os mais novos a desmistificar questões sobre o corpo e sobre saúde e educação sexual.

 

Na edição original, a coleção conta já com vários volumes, com conteúdos informativos sobre consciencialização do corpo, sobre intimidade e prazer e que normalizam as alterações pelas quais passam rapazes e raparigas durante a adolescência.

Esta coleção está a ser publicada em Portugal pela Booksmile, tendo sido editado em março passado o volume "O período é fixe", no qual Anna Salvia e Marta Torrón explicam o que é a menstruação, como funcionam os ciclos menstruais, qual o impacto físico, mental e emocional, e esclarecem dúvidas sobre fertilidade ou alterações hormonais.

Em "O teu corpo é fixe", que chega esta semana às livrarias, Marta Torrón aborda os vínculos que existem entre o corpo e as emoções de uma rapariga, lembrando que ainda há quem desconheça e não saiba lidar com a sua própria anatomia.

Na página oficial, Anna Salvia sublinha que estes livros podem ser ferramentas para melhorar a comunicação sobre educação sexual, para pais e educadores, e também para que cada jovem tome decisões conscientes e informadas sobre o seu próprio corpo.

De acordo com a editora Booksmile, em maio será publicado um volume sobre reprodução -- "Asi se hace un bebé!", no título original --, que inclui um guia para famílias e educadores, e em outubro sairá o livro "Ser rapaz é fixe".

Para 2026 está planeada a edição de livros didáticos para testar conhecimentos sobre o conteúdo dos volumes entretanto já publicados.

A coleção espanhola também inclui um livro para entender como a pornografia pode distorcer a perceção dos jovens sobre saúde e relacionamentos sexuais, mas não há indicação nem previsão de publicação em Portugal.

"Desde que a Internet disponibilizou a pornografia ao alcance de todos, o primeiro contacto acontece cada vez mais cedo e disparou o consumo na adolescência. Este livro dá-te cinco razões pelas quais a pornografia não é fixe", lê-se na sinopse do livro, na edição espanhola.

Leia Também: Bienal'25 Fotografia do Porto regressa em maio com 16 exposições

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas