Festival Vapor leva espírito 'steampunk' ao Museu Nacional Ferroviário

O Festival Vapor, organizado pela Câmara do Entroncamento e pelo Museu Nacional Ferroviário, regressa entre 12 a 14 de setembro com um programa de música, cinema e literatura, sob o tema genérico "Fantasiar o Futuro", foi hoje anunciado.

Notícia

© MNF

Lusa
15/04/2025 11:43 ‧ ontem por Lusa

Cultura

Festival Vapor

O festival, que assinala este ano a quinta edição no Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, distrito de Santarém, apresenta uma "programação contemporânea" e "multidisciplinar", com concertos, filmes, exposições, literatura, feira do livro, oficinas e muitas atividades 'steampunk' para todas as idades, informa a organização em comunicado.

 

Marcado pelo espírito 'steampunk' -- com o apoio da Liga Steampunk de Lisboa --, o Festival Vapor mantém uma linha 'punk' em várias atividades e em fusão com uma programação musical que vai do 'rock' ao 'folk', às sonoridades da tradição portuguesa e à música eletrónica.

"Artes, tecnologia e ciência como bases de um futuro melhor, mais diverso, inclusivo e sustentável. No Vapor, resgatamos a história e celebramos a fantasia como motor da criatividade, essencial para imaginar novos futuros", refere a organização.

O 'steampunk' é um subgénero da ficção científica, uma "corrente estética que assenta num passado em que paradigmas tecnológicos modernos ocorrem mais cedo do que na História real" e que "associa características do movimento punk ao desenvolvimento proporcionado pela tecnologia do vapor", aplicada às locomotivas e outras máquinas, num ambiente do século XIX.

Atualmente, a estética 'steampunk' inclui diversas expressões artísticas cruzando estilos do século XIX com a atualidade e elementos do universo do fantástico, sendo que, no Festival Vapor, "a música convive lado a lado com uma das mais importantes coleções europeias de património ferroviário".

"Um dos maiores museus ferroviários europeus, com uma exposição permanente de património ferroviário, também ela considerada uma das melhores da Europa, que habita edifícios industriais extraordinários da época do início da tecnologia do vapor, é o cenário certo para este festival, que através de diversas atividades para toda a família explora a estética 'steampunk' e a sua aplicação à música, à literatura, à moda e às artes", lê-se em nota informativa do MNF.

Remetendo a apresentação do programa do festival para breve, a organização adianta que os ingressos para o Vapor vão estar disponíveis em maio.

Leia Também: Novo filme de Pedro Cabeleira estreia-se no programa ACID em Cannes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas