UER reconhece "preocupações e opiniões", mas defende Israel na Eurovisão

Apesar de reconhecer que "existem preocupações e opiniões muito profundas sobre o atual conflito no Médio Oriente", a União Europeia de Radiodifusão (UER) reiterou que o concurso destina-se a "todos os membros".

Notícia

© The Rising Star, Channel Keshet 12/Handout via REUTERS

Notícias ao Minuto
14/04/2025 17:51 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Cultura

Eurovisão

A União Europeia de Radiodifusão (UER), responsável por organizar o Festival Eurovisão da Canção, reconheceu que "existem preocupações e opiniões muito profundas sobre o atual conflito no Médio Oriente", mas defendeu a participação de Israel, uma vez que "todos os membros são elegíveis para concorrer".

 

"Congratulamo-nos com o facto de a RTVE ter confirmado o seu compromisso com o Festival Eurovisão da Canção e reconhecemos que existem preocupações e opiniões muito profundas sobre o atual conflito no Médio Oriente", lê-se num comunicado divulgado na passada sexta-feira, após a televisão pública espanhola, RTVE, pedir a "abertura de um debate" sobre a participação da televisão israelita KAN no festival.

No entanto, o organismo lembrou que "todos os membros da UER são elegíveis para concorrer ao Festival Eurovisão da Canção" e assegurou que se manterá "em contacto permanente com os participantes deste ano, incluindo a RTVE, sobre todos os aspectos do concurso".

O pedido da RTVE surge depois de terem sido lançadas petições na Finlândia, no final de março, pedindo à televisão pública Yle que pressionasse a UER para excluir Israel da edição de 2025, por causa da guerra em Gaza.

Televisão espanhola pede debate sobre participação de Israel na Eurovisão

Televisão espanhola pede debate sobre participação de Israel na Eurovisão

A televisão pública espanhola, RTVE, pediu hoje a "abertura de um debate" sobre a participação da televisão israelita KAN no festival da Eurovisão, em maio, na Suíça, numa carta dirigida à União Europeia de Radiodifusão, que organiza o concurso.

Lusa | 20:08 - 11/04/2025

Recorde-se que a participação de Israel na Eurovisão no ano passado foi bastante criticada devido ao conflito na Faixa de Gaza. Ainda antes do concurso, oito representantes  - incluindo a portuguesa iolanda - emitiram um comunicado conjunto, onde afirmaram estar "unidos contra todas as formas de ódio, incluindo o antissemitismo e a islamofobia".

Já durante uma atuação no intervalo, o cantor sueco Eric Saade - com ascendência palestiniana - foi alvo de críticas por ter usado um keffiyeh, um lenço associado à luta palestiniana, à volta do braço. 

Na final, iolanda - que representou Portugal com 'Grito' - viu a sua atuação ser banida das redes sociais e do Youtube por ter o padrão de um keffiyeh desenhado nas unhas, em vez da cor branca que usou na atuação da semifinal.

O cantor Joost Klein, dos Países Baixos, que era um dos favoritos à vitória com 'Europapa', foi expulso horas antes da grande final, por, segundo a UER, ter sido apresentada uma queixa "por um membro feminino da equipa de produção após um incidente da sua atuação na semifinal". Segundo a imprensa sueca, a queixosa seria um membro da delegação israelita e, meses depois, o Ministério Público da Suécia arquivou o caso.

Antes do evento, a organização defendeu que "o Festival Eurovisão da Canção é um concurso para as emissoras públicas de toda a Europa e do Médio Oriente". "É um concurso para as emissoras - não para governos - e a emissora pública israelita participa no concurso há 50 anos", reiterou.

Questionada sobre o facto de a Rússia ter sido expulsa do festival, em 2022, após a invasão da Ucrânia, a UER explicou que o país liderado por Vladimir Putin violou as suas "obrigações" enquanto membro e violou "os valores dos meios de comunicação social públicos".

Este ano, a estação de televisão israelita escolheu Yuval Raphael, uma sobrevivente do ataque do Hamas de 7 de outubro, como a sua representante. Já Portugal será representado pelos Napa com 'Deslocado'. 

Sublinhe-se que, este ano, o Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se entre 13 e 17 de maio, em Basileia, na Suíça, após a vitória de Nemo, com 'The Code', na edição do ano passado. 

Leia Também: Representantes da Ucrânia na Eurovisão voltam a cantar em português. Veja

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas