Os dois músicos subirão ao placo do Centro Cultural de Amarante, a partir das 22:00, arrancando um intenso ciclo e atividades que se prolongará até 10 de setembro e que reunirá músicos de vários países.
Da programação do festival, destacam-se as presenças dos guitarristas clássicos Joaquín Clerch e Goran Krivokapic, "considerados as principais atrações" do evento.
As atuações de Goran Krivokapic, Joaquín Clerch, Duo Melis e Jan Depreter terão entradas pagas, no valor de 7,5 euros. As restantes atuações terão entrada gratuita.
Segundo a organização, a cargo do Centro Cultural de Amarante, "além dos concertos e masterclasses, "o grande alvo das atenções continuará a estar centrada no concurso de guitarra que engloba diversas categorias, para guitarristas a partir dos oito anos e sem limite de idade".
O primeiro prémio da categoria principal, destinado aos guitarristas com mais de 20 anos, é de cinco mil euros. No conjunto dos vários escalões, os prémios vão ascender aos 12.000 euros. No ano passado concorreram mais de 60 músicos, de várias nacionalidades.
No sábado, o evento abre-se à comunidade, com o concerto do guitarrista de flamenco Amir John, no largo de São Gonçalo, em pleno centro histórico da cidade, a partir das 22:00.
Francisco Laranjeira, presidente do CCA, promete para a edição deste ano "um projeto renovado e capaz de surpreender".
O festival é apoiado pela Câmara de Amarante.