Os bracarenses, terceiros classificados da I Liga, procuram escapar à tradição de 'tomba gigantes' que caracteriza a competição, como já conseguiram fazer Benfica, Sporting e FC Porto, bem como o Desportivo das Aves, detentor do troféu.
O Benfica, recordista de títulos na Taça de Portugal, com 26 troféus conquistados, impôs-se na quinta-feira ao Arouca, da II Liga, por 2-1, enquanto o FC Porto, campeão nacional e líder da I Liga, venceu no sábado o Belenenses, 10.º classificado do escalão principal, por 2-0.
No mesmo dia, o holandês Marcel Keizer teve uma estreia vitoriosa como treinador do Sporting, que bateu por 4-1 o Lusitano Vildemoinhos, do Campeonato de Portugal, equivalente à terceira divisão, enquanto o Desportivo das Aves impôs-se no estádio do 'secundário' Cova da Piedade, por 3-0, após prolongamento.
Além do confronto entre o FC Porto e o Belenenses, a ronda proporciona mais dois embates entre equipas das I Liga, marcados para hoje, entre Marítimo (13.º classificado) e Feirense (15.º) e entre Santa Clara (nono) e Desportivo de Chaves (18.º e último).
Vale Formoso e Silves são os 'sobreviventes' dos distritais, que enfrentam a difícil tarefa de prosseguir à 'aventura' na Taça de Portugal nos estádios do Tondela e do Rio Ave, respetivamente, ambos do campeonato principal.