A gala da Bola de Ouro, que consagrou Luka Modric como o melhor jogador do mundo no ano de 2018 e que colocou um ponto final num longo ciclo de 10 anos partilhado por Leo Messi e Cristiano Ronaldo, correu quase na perfeição.
Quase porque houve momentos que não correm assim tão bem. Martin Solveig, DJ e produtor de música que acompanhou David Ginola na apresentação da gala que decorreu na noite de segunda-feira em Paris, está a ser alvo de fortes críticas após ter feito um comentário no momento em que Ada Hegerberg recebia o prémio de melhor jogadora do ano.
Solveig perguntou à avançada do Lyon, equipa que foi campeã europeia, se ela sabia dançar twerk - um tipo de dança que prima pela sensualidade e ousadia. A jogadora norueguesa não escondeu algum incómodo face à questão do DJ, respondendo com um redondo "não". Como seria de esperar, as redes sociais não demoraram a reagir.
Martin Solveig just asked Ada Hegerberg if she knew how to twerk @JM_Aulas pic.twitter.com/YG6eNtBsCY
— s k e k (@skekky_) December 3, 2018
Martin Solveig acabaria por recorrer às mesmas redes sociais para apresentar um pedido de desculpas a "todos os que se sentiram ofendidos", fazendo questão de afirmar que se justificou perante a Ada Hegerberg e deixando-lhe ainda felicitações pelo prémio conquistado.
"Expliquei a Ada Hegerberg o buzz e ela disse-me que entendeu a piada. Ainda assim, apresento as minhas desculpas a todos os que se sentiram ofendidos. Mais importante do que isso, parabéns à Ada", escreveu o DJ francês, antes de já ter feito um primeiro pedido de desculpas.
I explained to @AdaStolsmo the buzz and she told me she understood it was a joke. Nevertheless my apologies to anyone who may have been offended. Most importantly congratulations to Ada pic.twitter.com/DATdg0TfQk
— Martin Solveig (@martinsolveig) December 3, 2018
"As minhas sinceras desculpas a todos aqueles que tenha ofendido. O meu ponto foi: Eu não convidei uma mulher para dançar twerk, mas sim dançar uma música do Sinatra. Vejam a sequência completa. As pessoas que me seguem há 20 anos sabem que o quão respeitoso sou, especialmente com as mulheres", atirou Solveig.
Sincere apologies to the one I may have offended. My point was : I don’t invite women to twerk but dance on a Sinatra song. Watch the full sequence People who have followed me for 20 years know how respectful I am especially with women pic.twitter.com/pnZX8qvl4R
— Martin Solveig (@martinsolveig) December 3, 2018
Apesar do duplo pedido de desculpas, Martin Solveig continua a ser alvo de fortes críticas. O tenista britânico Andy Murray recorreu às stories do Instagram para comentar aquilo que considera ser "mais um ridículo exemplo de sexismo no desporto".
"Que perguntas fizeram a Mbappé e Modric? Imagino que tenha sido algo relacionado com futebol. E para todos aqueles que acham que estamos a exagerar e que foi só uma piada... Não foi. Estou envolvido no desporto e sei que o nível sexismo é surreal", escreveu Murray.
[A primeira publicação do tenista]© Reprodução Instagram Andy Murray
[A segunda publicação do tenista]© Reprodução Instagram Andy Murray
[Notícia corrigida às 13h16]