Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
26
novembro
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
26
novembro
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Renovação portista 'gelou' a Luz: As notas do Benfica-FC Porto

Dragões venceram na Luz e empataram contas no campeonato com o rival. Zé Luís foi a figura num jogo em que vários jogadores do Benfica estiveram abaixo do esperado.

Notícia

© Global Imagens 

Francisco Amaral Santos
25/08/2019 08:00 ‧ 25/08/2019 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O FC Porto venceu e convenceu na deslocação ao Estádio da Luz diante do Benfica (2-0), registada na tarde/noite de sábado em jogo da 3.ª jornada da I Liga. Os dragões dominaram grande parte das ações numa partida em que o Benfica apenas fez um remate enquadrado com a baliza à guarda de Marchesín

Zé Luís, aos 22 minutos, e Moussa Marega, aos 86', apontaram os golos do FC Porto, dando assim cor a uma exibição praticamente perfeita por parte do conjunto orientado por Sérgio Conceição. 

Após a partida, o técnico do FC Porto não escondeu a satisfação por ganhar na casa de um "rival histórico" e também não teve problemas em afirmar que foi dos melhores jogos protagonizados pelos seus jogadores. 

Por falar em jogadores, há vários destaques que merecem (e devem) ser feitos. 

A figura 

A figura da partida só poderia ser Zé Luís. O avançado contratado este verão aos russos do Spartak Moscovo voltou a fazer o gosto ao pé e elevou para cinco os tentos apontados em outros tantos jogos ao serviço do FC Porto. Aos 22 minutos bateu Odysseas e colocou os dragões na rota da vitória. Pelo meio, ganhou inúmeras bolas nas zonas mais adiantadas do terreno de jogo e impediu, por exemplo, Ferro de sair a jogar com a bola dominada. Zé Luís parece ter conquistado definitivamente os adeptos do FC Porto e, diga-se, Sérgio Conceição. 

A surpresa 

Luis Díaz voltou a ser titular e correspondeu da melhor forma. O extremo colombiano tem selo de qualidade e não tremeu na hora de fazer a estreia num Clássico. Luis Díaz foi uma dor de cabeça constante para a defensiva do Benfica e sempre que pegava no jogo tornava-o mais fácil para os dragões e um pesadelo para as águias. Por vezes ainda erra no momento de definir as jogadas, mas com 22 anos há todo um futuro e uma enorme margem de progressão pela frente. Tem tudo para ser craque e fazer esquecer Brahimi. Nota ainda para as exibições muito positivas de Matheus Uribe e Romário Baró

A desilusão 

Foram vários os jogadores cujo rendimento desiludiu na noite de ontem na Luz. A equipa do Benfica esteve particularmente desinspirada e o rosto de Raul de Tomas parece ser o mais evidente. O avançado espanhol, contratado ao Real Madrid este verão a troco de vários milhões de euros, continua sem marcar ao quarto jogo consecutivo na condição de titular e, diante do FC Porto, parece ter... desaparecido. 

Bruno Lage 

O treinador do Benfica averbou ontem a primeira derrota no campeonato desde que assumiu o comando técnico das águias a meio da temporada passada. Repetiu o onze dos últimos jogos e talvez isso tenha facilitado o trabalho de Sérgio Conceição na preparação para o jogo. Ainda assim, não deixou de arriscar na hora de ir atrás do prejuízo e não se pode acusar Bruno Lage de não querer inverter o rumo dos acontecimentos. 

Notícias ao MinutoBruno Lage e Sérgio Conceição cumprimentaram-se após o apito final. © Global Imagens

Sérgio Conceição 

Na antevisão da partida, Sérgio Conceição 'transpirava' confiança e agora que o jogo já foi disputado percebe-se o porquê. O treinador dos dragões levou a lição bem estudada para a Luz e os jogadores do FC Porto sabiam exatamente aquilo que tinham fazer para explorar as fragilidades adversárias. Não foi por acaso que, por exemplo, Baró e Marega se encostaram mais às alas para impedir Grimaldo e Nuno Tavares de participarem no momento ofensivo, isto para além do trabalho defensivo que tiveram a noite toda. 

Jorge Sousa 

Os Clássicos são sempre jogos de grande intensidade e de muita emoção à flor da pele por parte dos jogadores. Jorge Sousa conseguiu gerir a situação emocional da partida e quase sempre decidiu bem na hora de mostrar os cartões amarelos. Antes do intervalo, mostrou a cartolina amarela a Marchesín por estar a retardar um pontapé de baliza e na segunda parte resolveu um desaguisado entre Haris Seferovic e Alex Telles com um amarelo para cada lado. Nota positiva. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Taça de Portugal

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas