Bernardo Silva está no centro da mais recente polémica em Inglaterra. A FA abriu uma investigação ao internacional português por racismo, por conta de um tweet e de um story nas redes sociais, mas Pep Guardiola, treinador do Manchester City, continua ao lado do seu jogador, afirmando que tudo não passa de uma "brincadeira" com o amigo e companheiro Mendy.
"Eu acho que o Bernardo não precisa de aprender nada [com esta situação]. Ele já enviou uma carta para a FA [Football Association] a dizer que se tratou de uma piada e não teve intenção de ofender ninguém. É muito duro porque as pessoas e as redes sociais estão a dizer que ele é racista. Eu não gostaria de ser acusado de ser racista porque não é verdade. O Mendy é como um irmão para o Bernardo, é um amigo de verdade. O Bernardo é uma pessoa incrível", começou por dizer Pep Guardiola à Sky Sports, logo após a vitória do Manchester City diante do Everton (3-1), em jogo realizado no sábado.
O treinador espanhol sublinha que é essencial que a sociedade lute contra todas as "coisas más", mas que é igualmente importante ter todas as certezas antes de se acusar alguém de "forma injusta."
"Não é fácil viver numa posição onde as pessoas pesam que ele não é isso. Temos que lutar todos os dias contra a discriminação, o racismo, o abuso sexual e todas as coisas más. Todos os dias temos que lutar contra isso, mas temos que ter cuidado porque estamos a acusar uma pessoa estupenda de ser algo que não é. Ele tem família e é por isso que isto é muito injusto. Estou muito desapontado pela forma como ele tem sido tratado", rematou Guardiola.