O hacker Rui Pinto, a eliminação do Sporting e a morte de Jordão

Sérgio Conceição fez a antevisão ao duelo frente ao Coimbrões.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
18/10/2019 12:59 ‧ 18/10/2019 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Sérgio Conceição

Depois da paragem para os compromissos das seleções, o futebol a nível doméstico está de regresso e com as emoções da Taça de Portugal.

O FC Porto, finalista derrotado da última edição da prova rainha do futebol português, entra em prova na 3.ª eliminatória diante do Coimbrões [clube que milita no Campeonato de Portugal], numa partida que está agendada para o próximo sábado, a partir das 12h30.

Sérgio Conceição fez a antevisão a esta partida, na tarde desta sexta-feira, no centro de treinos do Olival, onde pediu "respeito" pelo adversário.

Numa conferência onde lamentou a morte de Jordão, Conceição questionou ainda o hacker Rui Pinto se nos mais recentes emails revelados mora a"a estratégia para ganhar ao Coimbrões".

Confira abaixo as declarações do técnico azul e branco:

Análise ao adversário: Olhamos para o seu trajecto e verificamos que eles vão fazer um jogo diferente por se tratar de uma competição diferente. Acredito que o adversário se vai ajustar à forma de nós jogarmos. Mas, sublinho desde já, temos a obrigação de passar esta eliminatória.

Há espaço para rotatitividade, tendo em conta o exemplo do Sporting: O campeonato para e há lugar aos jogos das seleções. Ou seja sucede-se um longo período de treinos que leva o treinador a tomar outras opções. Nós temos de olhar para o que os jogadores que cá estão fazem, para aqueles que estão fora quantos minutos fizeram e quantos minutos de viagem têm nas pernas. Eu não gosto de olhar para a rotatividade, mas para os jogadores que me dão melhores garantias. Eu não gosto de olhar para dois jogos em simultâneo e terei sempre o cuidado de abordar um jogo de cada vez.

Rui Pinto terá tido acesso a emails privados de Sérgio Conceição. Que comentário isso lhe merece? Não quero falar sobre isso, nem sei a que tipo de emails ele teve acesso e que eu saiba não estão nesses emails a estratégia de como devemos ganhar ao Coimbrões.

Três jogadores no departamento clínico (Marega, Baró e Corona): Um comentário simples. Corona continua lesionado, Marega tem feito treino condicionado e amanhã será difícil estar no jogo. Baró já entrou no treino e pode integrar a convocatória.

Morte de Rui Jordão. Que memórias guarda dele? Lamento a morte e envio um forte abraço para a família. Estamos a falar de um ex-grande jogador que aprendi a apreciar no Sporting e na Seleção. Veio à baila também uma notícia sobre o Fernando Gomes e gostava de enviar um forte abraço para ele. Vai correr tudo bem.

Há um favorito para este jogo. Que desafios o FC Porto tem para esta prova? Fazer melhor do que há dois anos e no ano passado, ou seja chegar à final e ganhar.

Sete jogos em 21 dias. A sua estratégia passa por jogadores menos utilizados amanhã? Já tive oportunidade de responder a essa questão. Tenho de olhar para todos os jogadores e avaliar o plantel como um tudo. Todos são fundamentais nesta estratégia. Alguns têm menos minutos do que outros, mas uma resposta positiva desses jogadores até os pode vir a permitir a terem mais minutos no futuro. Os treinos são uma boa janela para todos os jogadores se mostrarem e amanhã vou iniciar o onze que considero o melhor.

Eliminação do Sporting diante do Alverca: Quem é conhecer do futebol e eu vejo habitualmente jogos da II Liga, Campeonato de Portugal e distritais eu sei o que vale o Coimbrões, o Alverca, entre outras equipas. Aprende-se muito a ver jogadores dos escalões inferiores, muitos deles formados em clube de topo. Fala-se muitos dos erros cometidos pelo Sporting, mas esquecem-se de valorizar o trabalho de grande mérito feito pelo Alverca

A vitória de amanhã começa a construir-se no respeito pelo adversário? O respeito pelo adversário e pelas pessoas é fundamental e quem não se rege dessa forma costuma ter surpresas desagradáveis na vida. Eu gosto que os meus jogadores conheçam o nome dos adversários, a forma como jogam e como interagem entre eles. Eu quero que os meus jogadores conheçam o adversário, tal como eu o conheço. Isso é o primeiro passo para respeitar o adversário e ganhar um encontro.

Maior dificuldades dos 'grandes' neste tipo de encontros: Agora já não há jogos fáceis. Há 20 anos havia esse tipo de discrepâncias, agora não. Nós temos de entrar, respeitando o adversário, mas com vontade de o vencer.  O conhecimento das individualidades do adversário é o primeiro passo a ter para evitar qualquer tipo de surpresas. Para ganhar um jogo é preciso ter todos os níveis de jogo no máximo. Hoje, os jogadores dos escalões inferiores têm mais qualidade do que tinham há 20 anos. 

Dificuldades de adaptação do Saravia: O Saravia e todos os Saravias do plantel. Como também já ouvi falar das dificuldades de adaptação do Loum. O Saravia esteve num jogo com o Krasnodar e não foi ele o culpado dessa derrota, foi o plantel, foram todos, começando por mim. Há jogadores que tendo em conta a sua juventude e a frma como gerem as carreiras têm algumas dificuldades mais acrescidas. O Saravia teve dificuldades a nível defensivo, mas está a progredir e acredito que vai ser importante no decorrer da época.  

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas