O 'Tsunami Democrático', movimento de apoio à independência da Catalunha, convocou, para o próximo dia 18 de dezembro, uma "jornada de mobilização" nas ruas de Barcelona, que poderá colocar em causa a realização de El Clásico.
Na nota publicada, esta sexta-feira, nas redes sociais, a organização diz-se "consciente da transcendência de um jogo como o Barcelona-Real Madrid para os adeptos do desporto", razão pela qual considera ser a data ideal para o protesto.
"O momento político, judicial e repressivo é excecional. Seria de esperar que servisse para falar sobre liberdade, direitos fundamentais e a auto-determinação da Catalunha", pode ler-se.
"O Tsunami Democrático convoca uma jornada de mobilização para 18 de dezembro, convidando toda a cidadânia a reservar a data e a vir à cidade de Barcelona", prossegue.
A terminar, o movimento remata: "Com detidos, exilados, sem auto-determinação nem plenitude de direitos fundamentais, não existe normalidade. No dia 18, o Clássico será jogado por todos nós".
Amb presos, exiliats, sense autodeterminació ni plenitud de drets fonamentals, no hi ha normalitat. El 18, el clàssic el jugarem tots. Aquesta és #LaForçaDeLaGent Comunicat de Tsunami Democràtic pic.twitter.com/7r11KKNOO6
— Tsunami Democràtic (@tsunami_dem) November 29, 2019