O Benfica não teve dificuldades para levar de vencida, este sábado, na recepção ao Famalicão por 3-0, em encontro relativo à 14.ª jornada a I Liga.
Depois de minutos iniciais de algum equilíbrio, os encarnados começaram a ser mais perigosos no último terço e Pizzi teve nos pés uma grande oportunidade para abrir o marcador aos 20 minutos após um passe longo de Taarabt, mas o médio atirou de primeira por cima da baliza de Defendi.
O Famalicão não se intimidou com este crescimento dos campeões nacionais, e Pedro Gonçalves apareceu a disparar forte de fora da área para uma grande intevenção de Vlachodimos.
A esta oportunidade dos famalicenses seguiram-se inúmeras outras quer por Pizzi, quer por Vinícius, mas a assertividade da defesa minhota evitou males maiores. O capitão dos encarnados passou, inclusive, por três adversários e atirou para uma boa defesa de Defendi.
O guardião do Famalicão voltou a estar em destaque aos 36 minutos com uma defesa a remate forte de Pizzi, mas foi incapaz de o fazer três minutos depois no golo de Carlos Vinícius. Tomás Tavares lançou na direita para Chiquinho, que cruzou tenso para o brasileiro marcar pelo quarto encontro seguido.
O segundo tempo começou logo com o golo de Pizzi aos 48 minutos. Chiquinho cruzou atrasado para o coração da área, Riccieli corta o lance, mas a bola sobra para o médio que remata sem hipóteses para Defendi.
O tento do internacional português galvanizou ainda mais os campeões nacionais que acabariam por chegar ao terceiro aos 63’ e num belo lance de Pizzi. Grande trabalho do capitão nos encarnados no interior da área: recebe um passe de Chiquinho, tira Centelles da frente e atira para o fundo das redes de Defendi.
A vencer por 3-0, os encarnados começaram a gerir o resultado, mas não deixaram de importunar a baliza adversária. Por seu turno, o Famalicão pouco ou nada aparecia no jogo e nem as ações individuais de Fábio Martins conseguiam criar perigo junto da baliza de Vlachodimos.
Com o jogo a caminhar para o apito final, eis que surge tempo para uma estreia a marcar com a camisola do Benfica. Pizzi lançou Caio Lucas na esquerda que progrediu sem oposição e entrou na área para marcar o último na noite e fechar com chave de ouro aquela que foi a 11.ª vitória consecutiva dos encarnados no campeonato no último jogo deste ano no Estádio da Luz para a I Liga.
O Benfica consolida a liderança no campeonato com 39 pontos, sete de vantagem sobre o FC Porto que apenas defronta na segunda-feira o Tondela. O Famalicão é terceiro com 24 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Sporting caso os leões vençam dentro de dois dias na deslocação ao terreno do Santa Clara.
Momento do jogo: Lance de génio de Pizzi no terceiro golo dos encarnados no encontro. Depois de receber um passe de Chiquinho, o capitão dos encarnados fez passar a bola por cima de Centelles antes de disparar forte para o fundo da baliza adversária.
Minuto a minuto:
90+3' - Termina o encontro. Benfica goleia o Famalicão.
90' - Três minutos de compensação.
89' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do Benfica! É de Caio Lucas. É a estreia a marcar do brasileiro com a camisola dos encarnados. Pizzi lança o Caio Lucas que segue pela esquerda sem oposição e remata para o fundo das redes de Defendi.
85' - Última mudança no Benfica. Caio Lucas entra para o lugar de Chiquinho.
84' - Fábio Martins atira de fora da área, mas Vlachodimos corresponde com uma grande estirada.
79' - Bruno Lage também mexe. Jota entra para o lugar de Cervi.
77' - João Pedro Sousa esgota as alterações. Schiappacase entra para o lugar de Centelles.
74' - Grimaldo cruza a área à procura de Seferovic que acaba por rematar contra Nehuén Pérez.
69' - Bruno Lage faz primeira mexida. Seferovic entra para o lugar de Carlos Vinícius.
65' - João Pedro Sousa faz duas alterações de uma assentada. Toni Martínez sai para a entrada de Anderson Silva, e Gustavo Assunção dá lugar ao ex-Benfica Guga.
63' - GOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do Benfica. É o bis de Pizzi no encontro. Grande trabalho do capitão nos encarnados no interior da área: recebe um passe de Chiquinho, tira Centelles da frente e atira para o fundo das redes de Defendi.
60' - Chiquinho cruzou atrasado da direita para o remate de Tomás Tavares, mas Riccieli desvia para canto.
58' - Cruzamento de Cervi à procura de Vinícius, mas Defendi chega primeiro.
57' - Pedro Gonçalves faz um passe à procura de Toni Martínez, que é atingido por Vlachodimos. O guardião toca primeiro na bola e depois no jogador que fica a queixar-se
52' - Fábio Martins tenta o passe longe para Lameiras, mas a bola acaba por perder-se.
48' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOO do Benfica! Marca Pizzi! Chiquinho cruza atrasado para o coração da área, Riccieli corta o lance, mas a bola sobra para o médio que remata sem hipóteses para Defendi.
46' - Arranca a segunda parte da partida.
45' - Intervalo no Estádio da Luz.
45' - Cartão amarelo para Riccieli.
Confira o golo do brasileiro Vinícius
39' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOO do Benfica! Marca Carlos Vinícius. Tomás Tavares lança na direita para Chiquinho, que cruza tenso para o brasileiro fazer o primeiro da noite.
36' - Defendi! Enorme defesa a remate de Pizzi. Boa jogada coletiva dos encarnados que termina com um remate forte do capitão de equipa e que encontra pela frente a oposição do brasileiro.
35' - Gabriel coloca a bola na área, onde Tomás Tavares cruza à procura de um colega, mas a defesa do Famalicão afasta.
30' - Rúben Dias coloca a bola em Cervi que à entrada da área atira ao lado da baliza da equipa minhota.
29' - Nova oportunidade de perigo junto da baliza de Defendi. Pizzi passa por três adversários, na área, e atira para uma boa defesa do brasileiro.
29' - Cruzamento teleguiado de Grimaldo na direção de Vinícius, mas o brasileiro cabeceia mal e a bola é cortada pela defesa adversária.
27' - Grande defesa de Vlachodimos a remate de Pedro Gonçalves! O médio recebe um passe de Fábio Martins e ainda de fora da área dispara um pontapé fortíssimo, mas o alemão estava atento e atirou pela linha de fundo.
24' - Pizzi volta a bater o pontapé de canto, mas a defesa do Famalicão afasta a bola.
23' - Perigo para a baliza do Famalicão. Na sequência de um canto batido por Pizzi a bola chega a Gabriel que cabeceia a centímetros do poste. A bola ainda é desviada e é novo canto para os encarnados.
20' - Pizzi recebe um passe longo de Taarabt e de primeira atira pouco por cima da baliza de Defendi.
17' - Remate de longe de Fábio Martins termina nas mãos de Vlachodimos.
16' - Grimaldo cruza da esquerda, a bola segue para Chiquinho que atinge Riccieli quando tenta dar continuidade a um lance de ataque dos encarnados.
14' - Boa jogada de progressão do Famalicão, mas Racic escorrega e a bola perde-se pela linha lateral.
8' - Pizzi volta a tentar um cruzamento para a área do Famalicão, mas Centelles corta a bola pela linha de fundo.
7' - Pizzi cobra livre perigoso junto à entrada da área, mas a bola sai longe da baliza de Defendi.
7' - Perigo junto da baliza do Famalicão. Cruzamento da direita de Chiquinho que a defesa do Famalicão corta antes de chegar a Carlos Vinícius. Na insistência Cervi cruza tenso e Defendi afasta a bola.
2 ' - Cartão amarelo para Fábio Martins por falta sobre Cervi.
1' - Rui Costa dá início ao encontro.
0' - As três equipas sobem ao relvado do Estádio da Luz.
Equipas Iniciais:
Onze do Benfica: Odysseas, Tomás Tavares, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo, Pizzi, Gabriel, Taarabt, Cervi, Chiquinho e Carlos Vinícius.
Suplentes do Benfica: Zlobin, Jardel, Nuno Tavares, Samaris, Caio, Jota e Seferovic.
Onze do Famalicão: Defendi, Riccieli, Roderick Miranda, Nehuen Pérez, Aléx Centelles, Pedro Gonçalves, Gustavo Assunção, Uros Racic, Rúben Lameiras, Toni Martínez e Fábio Martins.
Suplentes do Famalicão: Vaná Alves, Guga, Walterson, Ofori, Schiappacasse, Cafú Phete e Anderson.
Antevisão: O Benfica recebe, este domingo, o Famalicão, num encontro que coloca frente a frente o líder do campeonato e uma das equipas sensação desta temporada, em jogo da 14.ª jornada do campeonato, a última este ano.
A formação encarnada defronta o conjunto minhoto que depois de um início de campeonato surpreendente, sendo líder até à sétima jornada, vai agora numa fase descendente e não vence para a I Liga, desde 30 de outubro, sendo que o último triunfo que alcançou fora de portas foi precisamente em casa do Sporting, a 23 de setembro.
Os famalicenses tiveram resultados distintos frente a dois dos 'grandes', ambos fora: com o FC Porto perderam 3-0 (oitava jornada) e com o Sporting ganharam 2-1 (sexta jornada), em Alvalade. Frente ao Sporting de Braga, também fora, empataram 2-2, à 10.ª ronda.
Seja qual for o resultado de hoje, o Benfica continuará na frente, num momento em que lidera o campeonato com mais quatro pontos do que o FC Porto.
O encontro entre Benfica e Famalicão tem início marcado para as 18h00, e poderá acompanhar todas as incidências na página do Desporto ao Minuto.