O FC Porto garantiu, esta quinta-feira, um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal. A equipa de Sérgio Conceição recebeu e venceu o Santa Clara (1-0), num jogo em que a chuva foi protagonista pelos piores motivos.
Depois de uma primeira parte interessante, a acumulação de água no relvado estragou o espetáculo na segunda metade.
O único golo do encontro foi apontado por Shoya Nakajima, à passagem do minuto 29 e após assistência de Jesús Corona.
Filme do jogo
A primeira parte da partida nem sempre foi bem disputada, apesar do relvado estar, naquela altura, ainda em boas condições. O FC Porto pareceu sempre estar no controlo do jogo e foi sem grande surpresa que aos 29 minutos chegou ao golo. Zé Luís encontrou Corona que contemporizou e assistiu Nakajima para o primeiro golo da partida e também o primeiro do internacional japonês com a camisola do FC Porto.
O golo até acordou o Santa Clara, mas a reação açoriana chegou ao intervalo sem efeitos práticos. Na segunda parte, a chuva fez estragos no relvado e o jogo tornou-se chato e aborrecido para quem praticava e também para quem assistia.
A partida tornou-se mais física, os jogadores ficaram cada vez mais cansados e, em determinados momentos, o que se vivia no Estádio do Dragão parecia ser tudo menos um jogo de futebol.
Não é, assim, de estranhar que a segunda parte fosse escassa em oportunidades de golo. Sérgio Conceição percebeu que o jogo ganhou dimensão física e na altura de mexer na equipa lançou Danilo, num primeiro momento, e Sérgio Oliveira, mais perto do apito final.
O resultado não mais se alterou e o FC Porto segue em frente na Taça de Portugal, sendo a sétima equipa a assegurar um lugar nos oitavos de final da prova rainha.
Momento do jogo: Os primeiros minutos da segunda parte faziam prever o pior. O relvado estava encharcado e os jogadores de ambas as equipas tinham claras dificuldades em conseguir construir jogadas de ataque. O apito final confirmou o cenário mais pessimista e os segundos 45 minutos no Dragão foram um autêntico desperdício para os jogadores e para o público que marcou presença no casa do FC Porto.
Relato em direto
90'+4 - Termina a partida no Estádio do Dragão! O FC Porto segue em frente na Taça de Portugal após vencer o Santa Clara (1-0)!
90'+1 - Última alteração no FC Porto. Sai Zé Luís, entra Tiquinho.
90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.
88'- Cartão amarelo para César (Santa Clara).
85'- Segunda alteração no FC Porto. Sai Nakajima, entra Sérgio Oliveira.
79'- Corte acrobático de Pepe! Bela intervenção do defesa do FC Porto a evitar que Carlos Júnior ficasse na carta de Diogo Costa.
68'- Alteração no FC Porto. Sai Luis Díaz, entra Danilo.
66'- O avançado brasileiro deixa mesmo a partida e é substituído por Thiago Santana. O Santa Clara esgota as substituições no jogo.
65'- Mais um problema para o Santa Clara! Schettine lesiona-se sozinho no joelho esquerdo e abandona o terreno de jogo de maca e muito queixoso.
64'- Alex Telles! Que perigo! Livre lateral do FC Porto que o internacional brasileiro aproveitou para tentar enganar André Ferreira!
58'- Segunda alteração no Santa Clara. Sai Pineda, entra Carlos Júnior.
56'- Jogo muito lento por conta da muita água que se acumulou no Dragão.
A chuva não pára de cair e o relvado do Estádio do Dragão está completamente alagado. Os jogadores de ambas as equipas têm dificuldades em movimentar a bola...
50'- Livre lateral para o Santa Clara, a bola bate em Pepe mas o árbitro assinala pontapé de baliza.
46'- Rola a bola novamente no Dragão! Joga-se a segunda parte do FC Porto-Santa Clara!
INTERVALO
45'+3- Intervalo no Dragão!
45'+2- Vão jogar-se mais dois minutos.
45'- Muitas faltas e muitos jogadores no chão. Ritmo aborrecido no Dragão. Intervalo, precisa-se.
45'- Cartão amarelo para Otávio (FC Porto) por falta sobre Fábio Cardoso.
O golo veio trazer algum colorido a um jogo muito cinzento. Por sua vez, o relvado do Dragão começa a revelar sinais de desgaste provocados pela chuva intensa que se faz sentir em todo o país.
34'- Diogo Costa faz uma defesa elástica e tira o golo a Francisco Ramos! É canto para o Santa Clara!
31'- André Ferreira nega o golo a Corona! Que defesa do guardião português a dizer não ao segundo golo do FC Porto!
30'- O Santa Clara ficou a queixar-se de uma alegada falta de Corona sobre Mamadu, mas Fábio Veríssimo, em comunicação com o VAR, validou o golo portista.
29'- GOOOOOLOOOO!! Nakajima abre as contas no Dragão e coloca o FC Porto (1-0) em vantagem! Cruzamento de Corona e o internacional japonês a empurrar para o fundo das redes do Santa Clara!
26'- Alteração forçada no Santa Clara. Sai Nené, entra Bruno Lamas.
23'- Zé Luís (FC Porto) vê o cartão amarelo.
23'- Nené abandona mesmo o terreno de jogo e de maca. Zé Luís foi o primeiro a chamar a equipa médica. O avançado do FC Porto ficou visivelmente preocupado com o companheiro de profissão.
Veja aqui o momento em que Zé Luís acerta em Nené
22'- Nené está no chão depois de ter levado um pontapé de Zé Luís. O avançado do FC Porto tentou ensaiar um pontapé moinho e acabou por acertar, embora sem querer, em cheio na nunca do médio do Santa Clara.
17'- André Ferreira outra vez! Grande passe de Nakajima para Zé Luís, mas o avançado cabo-verdiano não conseguiu meter a bola no fundo das redes do Santa Clara.
9'- Agarra novamente André Ferreira! Desta vez foi Pepe quem atirou de cabeça.
5'- Que defesa de André Ferreira! Zé Luís atira com muito perigo, mas o guardião do Santa Clara protagonizou uma enorme defesa!
4'- Rashid calibra mal o livre e este sai sem perigo para a baliza de Diogo Costa.
4'- Falta de Otávio sobre Pineda! É livre perigoso para o Santa Clara.
0'- Rola a bola no Dragão! Fábio Veríssimo apita para o início da partida entre FC Porto e Santa Clara!
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
19h18: A chuva não dá tréguas no Dragão... E o resultado está nas bancadas.
19h14: As duas equipas já estão no túnel de acesso ao relvado e por isso dificilmente o jogo começará à hora definida.
18h51: Do lado do Santa Clara, também João Henriques operou várias alterações. Marco deixa a baliza para André Ferreira, César ocupa o lugar que tem sido de João Afonso. Zé Manuel e Schettine pisam os terrenos habitualmente habitados pelos colegas Thiago Santana e Carlos Júnior.
18h42: Sérgio Conceição promoveu várias mexidas no onze, face à equipa que defrontou o Tondela. Entram Diogo Costa, Manafá, Diogo Leite e Zé Luís, ao passo que saem Marchesín, Pepe, Soares e Marega.
ONZE DO SANTA CLARA: André Ferreira; Rafael Ramos, Fábio Cardoso, César, Mamadu; Francisco Ramos, Rashid, Nené, Pineda; Zé Manuel e Schettine.
Suplentes Santa Clara: Marco Pereira, João Afonso, Ukra, Bruna Lamas, Carlos Jr, Santana e Patrick.
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Manafá, Pepe, Diogo Leite, Alex Telles; Matheus Uribe, Otávio, Nakajima, Tecatito Corona, Zé Luís e Luis Díaz.
Suplentes FC Porto: Marchesín, Mbemba, Danilo, Soares, Sérgio Oliveira, Fábio Silva e Marega.
O FC Porto recebe, esta quinta-feira, o Santa Clara em jogo referente aos oitavos de final da Taça de Portugal. Este será o terceiro embate entre as duas equipas na presente temporada, depois das partidas relativas ao campeonato e à Taça da Liga.
Tanto Sérgio Conceição como João Henriques reafirmaram o desejo de seguirem em frente na prova rainha, mas apenas há lugar para um deles.
Acompanhe, a partir das 19h15, todas as incidências da partida, em direto e ao pormenor, no Desporto ao Minuto.