Corajoso e altruísta. Os tributos a Paulo Gonçalves, símbolo do desporto

Piloto português morreu este domingo durante uma etapa do Rali Dakar.

Notícia

© D.R. Paulo Gonçalves

Notícias Ao Minuto com Lusa
13/01/2020 09:18 ‧ 13/01/2020 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Desporto

Paulo Gonçalves

A prova deste domingo do rali Dakar marcou mais uma 'página negra' na história da competição. O piloto português Paulo Gonçalves, de 40 anos e natural de Esposende, morreu depois de uma queda ao quilómetro 276 da 7.ª etapa, na Arábia Saudita. Era a 13.ª vez que participava numa das provas mais duras do mundo do desporto motorizado.

Paulo Gonçalves juntou-se a uma (longa) lista de 25 nomes. Ninguém ficou indiferente à morte de 'Speedy', como era conhecido e as reações à perda de um dos grandes motociclistas nacionais foram transversais aos vários quadrantes da sociedade portuguesa. 

Da política ao desporto, figuras de Estado e colegas que bem conheciam Paulo Gonçalves reconheceram-lhe o mérito humano e desportivo, garantindo que nunca será esquecido nacional e internacionalmente. 

O Presidente da República lamentou a morte de Paulo Gonçalves, lembrando que o piloto português foi "um digníssimo representante de Portugal" na prova. Marcelo Rebelo de Sousa apresentou ainda "as mais sentidas condolências" à família do piloto português.

Já o primeiro-ministro, António Costa, disse que Paulo Gonçalves será lembrado como um "exemplo de ética, altruísmo e sã competição", deixando as "mais sentidas condolências à família".

Também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, manifestou "choque e tristeza" pela morte do piloto português Paulo Gonçalves na sequência de uma queda no Rali Dakar, destacando que "irá tomar a iniciativa de apresentar um voto de pesar em próxima reunião plenária da Assembleia da República.

O Ministério da Educação emitiu uma nota de pesar pela morte do motociclista. O ministro Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado do Desporto João Paulo Rebelo "lamentam profundamente a morte do motociclista Paulo Gonçalves, no Dakar 2020" e transmitem as condolências a "toda a família" e à sua "'família' desportiva".

Corajoso, valente, tenaz: Uma referência

O diretor do rali Dakar2020, o francês David Castera, salientou este domingo a tenacidade de Paulo Gonçalves. "Paulo era meu companheiro, estava no Dakar há muito tempo, toda a gente o conhecia. Há cinco etapas estava a mudar o motor da sua mota, era muito tenaz. Conhecia os riscos de um rali, quando o pior acontece é muito difícil para todos", disse.

Quanto ao piloto António Maio, que também se encontra a cumprir o Dakar, subinhou que vai tentar apagar da memória o que vivenciou. "Vou tentar apagar da minha memória tudo o que vi e o que se passou depois, nesta que foi a etapa mais difícil da minha vida! Um verdadeiro Homem, um ser humano fantástico e um piloto único. Obrigado Paulo por seres uma das minhas referências! Os meus profundos sentimentos a toda a família", foram as palavras do 'colega' nas redes sociais. 

Miguel Oliveira recordou a "coragem" e "valentia" do piloto"Paulo, deixaste uma marca profunda na vida de quem teve o privilégio de se cruzar contigo. A tua coragem e valentia são exemplo para todos nós. DEP", fez sobressair.

Já o espanhol Fernando Alonso, antigo piloto de Formula 1, referiu, em declarações ao jornal Marca, que "é um dia muito negativo pela morte do Paulo, que te retira qualquer comentário que possas fazer sobre a etapa, que foi estupenda graças ao Marc [Coma]"

Futebol profissional de luto pelo "credenciado piloto português"

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) lamentou a morte do português, classificando-o como "um símbolo do desporto motorizado". "Nome ficará para sempre ligado ao desporto português", acrescentou.

O Benfica também não quis deixar passar em claro a importância de 'Speedy' para o desporto português. As águias sublinham que Paulo Gonçalves era "um dos mais credenciados pilotos portugueses de sempre" e recorda o "grande orgulho em ostentar a águia no equipamento de motard".

O Vitória de Guimarães, clube da I Liga portuguesa de futebol, considerou que Portugal perdeu "uma das maiores referências" do país no desporto motorizado, com a morte de Paulo Gonçalves: "O desporto está de luto. Hoje perdemos uma das maiores referências do desporto motorizado português."

Também o ator Nuno Janeiro escreveu uma mensagem onde partilha uma fotografia de Paulo Gonçalves e homenageia o piloto que perdeu a vida. "Dia triste hoje! Como fã do desporto motorizado e especialmente em português hoje é um dia triste", escreveu.

Recorde-se que a organização do Rali Dakar anunciou, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais pela tarde deste domingo, que tomou a decisão de cancelar a oitava etapa na modalidade de motas e quads devido à morte de Paulo Gonçalves.

A organização da prova partilhou ainda um vídeo de homenagem ao piloto português. Recorde aqui as melhores imagens da carreira de Paulo Gonçalves.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nuno Lobo deixa provocação ao Benfica: "Há contas para ajustar"

Redes Sociais

Nuno Lobo deixa provocação ao Benfica: "Há contas para ajustar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2623
15AVS2723
16Estrela2723
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Bolt

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas