"A humildade que Pizzi mostrava no Paços fazia prever onde podia chegar"

André Leão, antigo jogador do Paços de Ferreira, lança os dados para o jogo com o Benfica, agendado para domingo.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
24/01/2020 08:01 ‧ 24/01/2020 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Exclusivo

André Leão acredita que o jogo entre Paços de Ferreira e Benfica, agendado para domingo e referente à 18.ª jornada da I Liga, será intenso e disputado até final. O antigo jogador pacense, que abandonou a Capital do Móvel em setembro, atribuiu o favoritismo aos encarnados, mas também realça o bom momento dos comandados de Pepa

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, André Leão recorda ainda a passagem de Pizzi pelo Paços de Ferreira, com quem jogou durante duas temporadas. Entre 2009 e 2011, Leão e Pizzi jogaram juntos por 36 ocasiões. O agora médio de 34 anos, que atualmente está sem clube, recorda a "humildade" de uma das maiores figuras atuais do Benfica. 

André Leão não esconde, ainda, alguma mágoa face à forma como deixou o Paços de Ferreira, clube que representou durante sete anos, fazendo questão de deixar uma explicação aos adeptos pacenses

 O Paços de Ferreira vai fazer a vida difícil ao Benfica

Deixou o Paços de Ferreira em setembro, depois de o mercado ter fechado. Por que razão aconteceu este desfecho inesperado?

Foi inesperado até para mim, pois três ou quatro semanas antes, tinham falado comigo para pensar numa proposta para renovar contrato. Depois disso só na sexta-feira antes de fechar o mercado é que voltaram a falar comigo, não aceitaram a proposta de renovação e falaram-me em rescindir, pois segundo eles era um jogador caro para o Paços de Ferreira. Tendo em conta que era isso que pensavam, o melhor para mim, depois de o saber, foi chegar a acordo e rescindir, o que aconteceu no último dia do mercado. 

Ficou magoado pela forma como esta saída aconteceu? 

Não fiquei magoado, fiquei um pouco triste pelo timing e pela forma como fizeram as coisas, pois se falassem comigo um mês antes e me mostrassem logo a vontade de rescindir comigo, eu por esta altura talvez não estivesse sem clube. Só por isso é que fiquei um pouco triste, mas vou sempre gostar do Paços de Ferreira. Foi um clube que me deu muito e a quem eu dei muito de mim, e isso ninguém apaga. 

Poderemos ver o André de volta ao futebol neste mercado de janeiro ou está a pensar em pendurar as botas e colocar um ponto final na carreira?

Espero que sim, quero voltar a jogar o mais rápido possível, fisicamente sinto-me em perfeitas condições. Tenho mantido a forma no Maia Lidador, a quem agradeço desde já a todos os seus intervenientes pelo trato que têm tido para comigo. 

Caso a retirada seja a decisão, o que planeia fazer no futuro? Ambiciona abraçar a carreira de treinador?

Não sei o futuro mas neste momento não me vejo como treinador principal. Gosto pouco de falar em público e vejo-me mais ou como adjunto ou em outras áreas. Gosto muito de ver e analisar jogos e jogadores. 

O que espera da partida entre Paços de Ferreira e Benfica no próximo domingo? O Paços está em retoma, mas o Benfica vem moralizado pela vitória no dérbi...

Espero um jogo bastante difícil para o Benfica, como normalmente são em Paços de Ferreira. O Benfica, na minha opinião, é favorito, mas penso que o Paços de Ferreira concertou alguns erros do início de época com boas incorporações e vai fazer a vida difícil ao Benfica.  

A partida marca também o regresso de Pizzi a Paços de Ferreira. Foi na Capital do Móvel que Pizzi deu nas vistas e agora é peça vital no Benfica. Foram companheiros de equipa. Esperava que ele chegasse a um nível tão alto?

O Pizzi sempre teve uma qualidade acima da média e, com os anos, juntou à qualidade um grande compromisso para com a equipa, que o levou a um patamar superior. A humildade que mostrava na altura, aceitando opiniões e conselhos dos jogadores mais velhos, e a sua vontade em aprender, fazia antever que ele poderia chegar onde felizmente está. Ele merece!

Acredita que o Paços de Ferreira irá conseguir assegurar a permanência na I Liga?

Com os ajustes que estão a fazer neste mercado de inverno, penso que o Paços de Ferreira vai fazer uma segunda volta melhor, ficando sem dúvida nenhuma na I Liga. 

Quer arriscar um prognóstico para o jogo de domingo?

Penso o Benfica vai passar mal, mas vai acabar por vencer por um resultado de 2-1. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

La Liga

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas