Powered by Betano
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
26
novembro
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
26
novembro
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Grandes que se cuidem: Amorim faz história na Luz e incrementa currículo

João Palhinha marcou o único golo no encontro aos 45 minutos. Encarnados podem ver o FC Porto a ficar a um ponto da liderança.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
15/02/2020 20:05 ‧ 15/02/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

21.ª jornada

O Benfica perdeu, este sábado, na recepção ao Sporting de Braga, por 1-0, e pode ver o FC Porto ficar a apenas um ponto da liderança caso os dragões vençam amanhã em Guimarães. É a segunda derrota dos encarnados na Luz esta temporada e a terceira em toda a competição.

Em partida da 21.ª jornada do campeonato nacional, o único golo do encontro foi marcado por João Palhinha nos descontos do primeiro tempo (45+1').

Resumo do Jogo:

Os encarnados começaram a partida por cima e em duas ocasiões estiveram perto de inaugurar o marcador nos dez minutos iniciais. Primeiro foi Rafa Silva que, depois de ganhar o lance a David Carmo, na cara de Matheus atirou a centímetros do poste direito da baliza do brasileiro. Depois foi Carlos Vinícius que após ultrapassar o guardião adversário atirou às malhas laterais.

O clube da Luz continuou a pressionar alto e voltaria a estar perto de abrir o marcador aos 13 minutos. Vlachodimos lançou a bola na frente, Wallace perdeu o esférico e este sobra para Cervi que se antecipou a um defesa do Braga, mas atirou ao lado.

O Braga só começou a equilibrar a partida depois da meia-hora e atirou uma ao poste aos 32 minutos. Sequeira bateu o livre e cabeceou ao poste da baliza defendida por Vlachodimos, mas o lance foi invalidado por fora de jogo do médio.

Carlos Vinícius voltaria a estar perto do golo aos 42 minutos. Ferro fez um grande passe na frente para Pizzi que, de primeira, cruzou para o coração da área, mas o brasileiro cabeceou por cima.

Os bracarenses voltaram a criar perigo na área benfiquista aos 45 minutos. Sequeira bateu um livre para o coração da áreaRaúl Silva, já no chão, toca para Fransérgio que remata para uma grande defesa de Vlachodimos pela linha de fundo. E foi na sequência deste lance que surgiu o primeiro golo do encontro.

Sequeira bateu um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque dos bracarenses e Palhinha antecipou-se a Ferro para abrir o marcador na Luz nos descontos do primeiro tempo.

O Benfica entrou no segundo tempo à procura de igualar o encontro e esteve perto de o alcançar logo nos minutos iniciais da etapa complementar por intermédio de Carlos Vinícius. O brasileiro ultrapassou com facilidade Raul Silva e rematou ao poste. Na recarga Grimaldo atrapalhou-se e não conseguiu rematar à baliza de Matheus.

O Braga não baixou os braços e esteve perto de fazer o segundo logo de seguida. Depois de uma boa jogada do lado esquerdo, a bola chega a Fransérgio que remata para boa defesa de Vlachodimos. Na recarga, Trincão remata muito por cima.

Os encarnados procuravam reagir à desvantagem e Pizzi, numa excelente jogada individual, esteve de marcar aos 68 minutos. O médio passou por dois adversários e atirou colocado para defesa de Matheus. Antes Vinícius foi lançado em velocidade e centrou para o coração da área, onde Raúl Silva desviou para a própria baliza para uma grande defesa de Matheus.

A formação orientada por Rúben Amorim voltaria a estar perto de aumentar a vantagem aos 76 minutos. Depois de um cruzamento de Trincão, Ricardo Horta, já dentro da área, rematou para uma enorme defesa de Odysseas Vlachodimos.

Até ao apito final o Benfica foi pressionando na área adversária à procura do golo que permitisse o empate, mas o Sporting de Braga conseguiu segurar a vantagem e fazer história na Luz. Os bracarenses voltaram a vencer o Benfica em casa 66 anos. A última vitória como visitante diante do Benfica tinha acontecido na época 1954/55. Na altura, e em encontro realizado no Estádio Nacional por conta de obras no Estádio da Luz, o argentino Mario Imbelonni marcou o golo da vitória dos bracarenses.

Com este resultado, o Benfica mantém a liderança do campeonato, mas pode ver o FC Porto ficar a um ponto da liderança caso os dragões vençam este domingo na deslocação ao terreno do Vitória SC. Já o Sporting de Braga ultrapassou o Sporting e subiu ao terceiro lugar à condição com 37 pontos. Caso o Sporting vença esta noite no terreno do Rio Ave os bracarenses voltam a cair para o quarto lugar.

Momento do jogo: Em cima do apito para o intervalo, Sequeira bateu um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque dos bracarenses e João Palhinha antecipou-se a Ferro para fazer aquele que seria o único golo do encontro aos 45+1'.

Benfica vs. Sp. Braga
54% Posse de bola 46%
3 Remates à baliza 7
7 Remates fora 4
3 Pontapés de canto 6
8 Foras de jogo 4
21 Faltas 16
2/0  Cartões amarelos/vermelhos 5/0
486 Passes 403

Minuto a minuto:

90+5' - Apito final na Luz

90' - Hugo Miguel dá cinco minutos de compensação no estádio da Luz. 

90' - Taarabt remata para defesa de Matheus. Sem perigo para o guardião bracarense.

89' - O Benfica mostra pouco discernimento nesta fase da partida, tentando chegar ao ataque com lances sem critério.

86' - Substituição no Benfica: Sai Tomás Tavares e entra Dyego Sousa. 

84' - Bruno Lage chama Dyego Sousa para entrar na partida.

83' - Trincão, de longa distância, dispara forte mas ao lado da baliza de Vlachodimos

82' - O Benfica tenta procurar desesperadamente o ataque, mas o Sp. Braga está a fechar bem os caminhos do golo. 

78' - Substituição nas duas equipas: Sai Weigl e entra Chiquinho. Sai Ricardo Horta e entra André Horta para o seu lugar. 

76' - Fantástica defesa de VlachidimosCruzamento de Trincão e Ricardo Horta, já dentro da área, remata para defesa do grego.

75' - Carlos Vinícius opta pelo remate de fora da área, mas Matheus estava atento e segurou o esférico.

74' - Wallace vê cartão amarelo por falta sobre Taarabt.

68' - Grande defesa de MatheusPizzi finta dois adversários e remata colocado para enorme intervenção do brasileiro.

67' - Vinícius é lançado em velocidade e centra para a área. Raul Silva desvia na direção da própria baliza e Matheus defende.

65' - Cruzamento de letra de Trincão, mas Paulinho remata fraco para defesa de Vlachodimos.

62' - Bruno Lage mexe pela primeira vez. Seferovic entra para o lugar de Cervi.

59' - Taarabt rouba a bola e lança Rafa em velocidade. Este, com todo o espaço para rematar, serve Vinícius na área e Esgaio acaba por cortar.

58' - Que perigo para o Benfica! Fransérgio atira para uma boa defesa de Vlachodimos.

57' - Primeira alteração no encontro. Trincão entra para o lugar de Galeno.

56' - Taarabt vê cartão amarelo por falta sobre Palhinha.

55' - Livre batido por Grimaldo, Vinícius salta mais alto que os adversários e cabeceia por cima.

53' - Cartão amarelo para Ricardo Esgaio.

49' - Na resposta a este lance Paulinho apanha uma bola na zona frontal da baliza de Vlachodimos e atirou pouco por cima.

49' - Vinícius ao poste! O brasileiro ultrapassa com facilidade Raul Silva e remata ao poste. Na recarga Grimaldo atrapalha-se e não consegue rematar à baliza de Matheus.

46' - Hugo Miguel apita para o início da segunda parte.

45+3' - Intervalo no estádio da Luz. Bracarenses vão para o balneário em vantagem.

45+3'Raúl Silva também foi amarelado.

45+1' - Rúben Dias vê cartão amarelo por protestos.

Confira o primeiro golo do encontro

45+1' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting de Braga. Marca João Palhinha! Sequeira bate o canto, o médio antecipa-se a Ferro e atira para o fundo das redes de Vlachodimos.

45' - Enorme Vlachodimos! Sequeira bate um livre para o coração da área, Raúl Silva, já no chão, toca para Fransérgio que remata para uma grande defesa do alemão.

42' - Outra vez Carlos Vinícius! Grande passe de Ferro a lançar na frente para Pizzi que depois cruza de primeira para o cabeceamento por cima da trave do brasileiro.

37' - Que perdida de Vinícius! Cruzamento com conta, peso e medida de Grimaldo para o brasileiro que acertou mal na bola e atirou pela linha de fundo. O lance acabaria por ser invalidado por fora de jogo do avançado.

36' - Cartão amarelo para Palhinha por falta sobre Taarabt.

33' - Taarabt passa por dois adversários e lança para a desmarcação de Rafa, mas Wallace estava atento e cortou.

32' - Na sequência de um livre, Palhinha cabeceou ao poste da baliza de Vlachodimos, mas o lance é invalidado por fora de jogo do jogador emprestado pelo Sporting.

25' - Jogo mais faltoso nesta altura.

24' - Grimaldo lança Pizzi em velocidade, mas Matheus apercebe-se da ideia do espanhol e chega primeiro à bola.

Confira o lance que valeu o cartão ao defesa bracarense

21' - Cartão amarelo para David Carmo por falta dura sobre Rafa.

19' - Galeno cruza da esquerda, mas Vlachodimos estava atento e afastou a bola com uma palmada. 

18' - Tomás Tavares ainda deve estar à procura de Galeno. O brasileiro ultrapassa com facilidade o jovem defesa e depois remata na direção da baliza, mas a bola desvia em Rúben Dias e sai pela linha de fundo.

17' - Grande jogada ofensiva do Benfica. Encarnados saem bem numa jogada de contra-ataque termina, com Carlos Vinícius a cabecear à barra de Vinícius. A jogada acabaria por ser invalidada por fora de jogo de Cervi.

13' - Vlachodimos lança a bola na frente, Wallace perde o esférico e este sobra para Cervi que se antecipou a um defesa do Braga, mas atirou ao lado.

11' - Avançado está recuperado e a partida prossegue na Luz.

11' - Jogo parado para prestar assistência a Paulinho.

10' - Vinícius! Taarabt rouba a bola a um adversário e serve o brasileiro que finta Matheus, mas depois atira às malhas laterais. O lance acabaria por ser anulado por fora de jogo do avançado.

6' - Grande oportunidade de golo para o Benfica. Rafa Silva rouba a bola a David Carmo e aparece na cara de Matheus, mas o remate passa a centímetros do poste da baliza arsenalista.

4' - Grande corte de Ferro! Sequeira cruza desde a esquerda para o interior da área, mas o central corta o lance com um carrinho

3' - Rúben Dias lança corrida de Vinícius, mas Matheus percebe a intenção do central e corta pela linha lateral.

3' - Primeira iniciativa do jogo é para o Sporting de Braga. Galeno tira um cruzamento, mas a bola sai com demasiada força e sai pela linha de fundo.

1' - Arranca a partida no Estádio da Luz. Hugo Miguel dá início ao encontro.

0' - Está tudo pronto para o início da partida e para o apito inicial do árbitro Hugo Miguel.

0' - Equipas já aqueceram e preparam-se para subir ao relvado. 

Equipas Iniciais:

Onze do Benfica: Vlachodimos, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi, Weigl, Taarabt Cervi, Rafa e Carlos Vinícius.

Suplentes do Benfica: Zlobin, Seferovic, Dyego Sousa, Chiquinho, Samaris, Nuno Tavares e Jota.

Onze do Sp. Braga: Matheus, Esgaio, Wallace, David Carmo, Raul Silva, Sequeira, Palhinha, Fransérgio, Ricardo Horta, Galeno e Paulinho.

Suplentes do Sp. Braga: Tiago Sá, Bruno Wilson, Abel Ruiz, André Horta, João Novais, Rui Fonte e Trincão.

Antevisão: O Benfica recebe, na tarde deste sábado, no Estádio da Luz o Sporting de Braga, em partida relativa à 21.ª jornada do campeonato nacional.

A equipa de Bruno Lage entra em campo frente a um adversário invencível com o novo treinador, e depois de os 'encarnados' verem diminuída a vantagem na frente. Os encarnados chegam ao encontro depois da derrota na visita ao FC Porto (3-2), e defrontam um Sporting de Braga em 'alta', que recentemente bateu os portistas fora e em casa o Sporting.

Rúben Amorim soma oito encontros consecutivos sem conhecer o sabor da derrota e apenas empatou uma vez neste período. FC Porto e Sporting perderam duas vezes com o 'novo' Braga, na Liga e na Taça da Liga.

O encontro tem apito inicial agendado para as 18h00 e terá arbitragem de Hugo Miguel. Poderá acompanhar todas as incidências do encontro, ao segundo, na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Pinto da Costa

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas