José Fernando Rio será candidato às próximas eleições presidenciais do FC Porto, anunciou o jurista durante o programa Trio D'Ataque, da RTP3.
O comentador desportivo do Porto Canal reagiu aos rumores que circulavam nos últimos dias e confirmou que vai concorrer com Pinto da Costa à presidência do emblema da Invicta - as eleições, vale lembrar, estão agendadas para 18 de abril.
"Sim, é verdade. Sou candidato à presidência do FC Porto. Tudo o que disser a partir de agora será nessa condição. Candidato-me porque o FC Porto precisa de uma mudança na liderança. Acho que isso é óbvio para toda a gente", começou por afirmar José Fernando Rio.
"Precisamos de uma mudança que nos faça virar a página, que nos permita modernizar o clube e levá-lo saudável para o futuro. Obviamente que tenho comigo uma equipa fantástica de sócios. Tenho um programa ambicioso e detalhado. A apresentação formal desta candidatura aos órgãos sociais do FC Porto será apresentada esta semana. Será apresentada a equipa e os nomes principais", confirmou.
"Não é uma questão de audácia, é uma questão de portismo. O FC Porto precisa de ser discutido, de ideias e pessoas novas. Obviamente que nem tudo o que está para trás foi mal feito. Mas as coisas pioraram nos últimos tempos. Portanto, é pelo FC Porto que eu me candidato, e não contra ninguém. É por um FC Porto de contas saudáveis, com ambição desportiva e competitividade, e que, no futuro, possa ter condições para ser cada vez melhor e voltar à hegemonia do futebol português e às finais internacionais", atirou, quando confrontado com o facto de ser apenas o segundo candidato a concorrer à presidência dos azuis e brancos desde a chegada de Pinto da Costa à liderança do clube, em 1982 - o primeiro foi Martins Soares, que tentou chegar à presidência do FC Porto em duas ocasiões, em 1988 e 1991, mas sem sucesso.
Eleições no FC Porto
A assembleia geral eleitoral para os órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2020/2024 realiza-se em 18 de abril de 2020, na sede social do clube, entre as 10:00 e 19:00, e as candidaturas devem ser apresentadas até 30 dias antes das eleições, ou seja, 19 de março.
As listas para a Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal e Disciplinar deverão ser unitárias, sendo necessário que integrem os nomes dos respetivos presidentes e sejam propostas por, pelo menos, 300 associados.
O FC Porto é presidido desde 1982 por Jorge Nuno Pinto da Costa, que, aos 82 anos, poderá recandidatar-se ao 15.º mandato.