Gary Charles, antigo jogador que passou pelo Benfica em 1998, deixou um alerta para os futebolistas que neste momento vivem um período de isolamento forçado devido à pandemia da Covid-19. O ex-futebolista recordou o seu passado e salientou que os jogadores, que estão habituados às rotinas do futebol, podem enfrentar problemas com o álcool ou drogas neste período de recolhimento.
O antigo futebolista inglês revelou em entrevista à Zazzle Media que se debateu problemas de alcoolismo ao longo da carreira e que nos períodos em que era obrigado a parar, que foram muitos devido a variadas lesões, se refugiava nesses vícios.
"O álcool e outros vícios são mecanismos que as pessoas utilizam para aliviar a dor, os pensamentos, e os problemas. É uma forma de distração de tudo isso. Mas, infelizmente, os vícios não vão desaparecer com a pandemia. Podem até intensificar-se, principalmente para os atletas que já estejam a lidar com problemas e que agora sofrem uma pressão extra", sublinhou Gary Charles.
"Durante a minha carreira, eu estive em negação em relação ao meu problema com a bebida. Podia passar semanas, meses, ou até anos sem beber, mas depois entrava em modo autodestrutivo e apanhava bebedeiras durante vários dias. Era capaz de ficar longe do álcool e manter-me em forma quando jogava, mas depois aparecia uma lesão e esses problemas também", acrescentou o defesa que alinhou em apenas quatro partidas pelo clube da Luz, fazendo apenas um golo.
"Este período difícil que estamos a enfrentar, devido ao novo coronavírus, está a colocar as pessoas sob stress e quem vive com um vício pode muito bem atingir uma crise. Apelo a quem estiver com problemas desse género para procurarem ajuda", concluiu o ex-futebolista que brilhou em clubes como o Nottingham Forest ou o Aston Villa.