A morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, na noite de sábado, gerou uma onda de reações que ultrapassou o mundo do futebol. No que diz respeito à I Liga, há dois clubes que não tomaram qualquer posição oficial sobre o desaparecimento do ex-presidente do FC Porto.
Sporting e Benfica são os únicos dois clubes que permanecem em silêncio perante a morte de Pinto da Costa, que não resistiu a um cancro da próstata, aos 87 anos.
De acordo com informações apuradas pelo Desporto ao Minuto, o clube de Alvalade não vai mesmo tomar uma posição oficial, seja por comunicado ou através de uma declaração de Frederico Varadas, sobre a morte do presidente mais titulado da história do futebol.
Se em termos de relações institucionais não há reações de Sporting e Benfica, o mesmo não se pode dizer sobre os treinadores. Ainda na tarde/noite de sábado, Rui Borges, Bruno Lage deixaram palavras a propósito do desaparecimento daquele que foi uma das figuras mais marcantes do futebol nacional nas últimas décadas.
"Os meus sentimentos. Foram muitos anos no futebol, com muitos títulos", referiu Bruno Lage, após o Santa Clara-Benfica. "É lamentar e dar as condolências à família de Pinto da Costa. Infelizmente, a vida é isto mesmo", afirmou, por seu turno, Rui Borges, depois do jogo entre Sporting e Arouca.
Arouca reagiu quase um dia depois
O Arouca, que era outro dos clubes da I Liga que ainda não tinha reagido oficialmente à morte do ex-presidente do FC Porto, deixou, este domingo, uma mensagem de condolências através das redes sociais.
"O Futebol Clube de Arouca manifesta o seu pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto e figura ímpar do futebol nacional. À família e amigos, endereçamos as mais sentidas condolências", escreveu o clube beirão no X.
Contudo, no sábado, e após o jogo em Alvalade, Vasco Seabra, treinador do Arouca, tinha-se referido à morte de Pinto da Costa.
"É uma notícia triste para todos, provavelmente trata-se da maior figura de todo o futebol português, ou uma das maiores figuras. Foram muitos anos na presidência do clube, marcou uma era. Resta-me dar os pêsames à família e força para todos", frisou o técnico.
O Futebol Clube de Arouca manifesta o seu pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto e figura ímpar do futebol nacional.
— FC Arouca (@OficialFCArouca) February 16, 2025
À família e amigos, endereçamos as mais sentidas condolências. pic.twitter.com/M6bJwYzZ0g
Pinto da Costa, que estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu aos 87 anos, vítima de doença prolongada.
[Notícia atualizada às 18h06]
Leia Também: Lage lembra "muitos anos de futebol" e "muitos títulos" de Pinto da Costa
Leia Também: Rui Borges lamenta morte de Pinto da Costa: "Pessoa marcante"