Evando chegou ao Estrela da Amadora pela mão de Jorge Jesus em 2002. Em entrevista à ESPN Brasil, o antigo jogador, agora atual treinador-adjunto do Avaí, recordou como o português o contratou… para ser suplente.
“Ele ligou-me no final da pré-temporada e perguntou: ‘Gostavas de trabalhar no Estrela da Amadora?’ Eu disse que sim. Ele emendou: ‘Aceitas ser suplente da minha equipa?’. Eu respondi: 'Vou lutar pela posição, mas óbvio que aceito’. O Jesus disse: 'Então podes vir para Lisboa que vamos acertar contigo’. Fez-me uma pergunta muito direta logo na primeira conversa”, revelou Evando, recordado a exigência do treinador português.
“Ele é muito exigente. Acredito que hoje tenha melhorado muito nisso. Por vezes exagerava um pouco quando um atleta errava um passe mais fácil. Ele tinha o costume de parar o treino e dizer: 'Isso é um passe da quinta divisão!'”, contou, continuando.
“É um treinador muito minucioso e perguntava-nos sempre: 'Não vês o Ronaldo e o Zidane a jogar?'. Queria que tivéssemos a mesma postura corporal, a mesma movimentação e a preparação de jogo que eles tinham. Ele queria sempre o nosso melhor e mostrava que tínhamos de aprender com os grandes atletas”, concluiu.