Futre conta como 'escapou' à tropa graças a Pinto da Costa e Mário Soares

Antigo internacional português lembra que esteve a um passo de ter de cumprir o serviço militar em 1987.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
05/05/2020 08:27 ‧ 05/05/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Declarações

O antigo internacional português Paulo Futre fez, esta terça-feira, uso do espaço de opinião de que dispõe no jornal espanhol Mundo Deportivo para se solidarizar com Son Heung-min, jogador do Tottenham que se encontra a cumprir o serviço militar. Algo que o próprio também esteve muito perto de ter de fazer.

O ex-avançado lembra que passou na "inspeção do exército" e foi "considerado apto", pelo que deveria "juntar-se ao quartel de Castelo Branco em maio de 1987 para passar quase dois anos como militar", o que acabou por não acontecer graças a... Jorge Nuno Pinto da Costa.

O atleta formado no Sporting recorda que, "umas semanas antes" de ter de se apresentar, o "FC Porto classificou-se para as meias-finais da Liga dos Campeões, contra o Dínamo de Kiev, que era favoritíssimo", pelo que o presidente dos dragões entrou em ação.

"Manobrou com o Ministério da Defesa para que me concedessem uma extensão: em caso de vencer o Dínamo Kiev em abril e chegar à final, a minha incorporação seria adiada de maio para setembro", escreve.

"Aquelas meias-finais fora o jogo da minha vida. Da MINHA VIDA, em maiúsculas. Ser bate-chapas da oficina do bairro ou uma estrela do futebol dependeria do apuramento para a final. Durante aqueles 180 minutos da eliminatória, corri por mim, pelos meus pais, pelo meu futuro, por tudo", acrescentou.

O FC Porto acabaria mesmo por conseguir o apuramento, ao vencer ambos os jogos por 2-1, e, já na final, derrotou o Bayern Munique, pelo mesmo resultado, graças ao famoso golo de calcanhar de Rabah Madjer. Paulo Futre, que entretanto se mudou para o Atlético de Madrid. ordenou, "imediatamente, os advogados negociar com o governo".

"Eu era a grande estrela do país e queriam dar, comigo, um exemplo a todos os jovens. Por isso, ou me incorporava no quartel, ou me declaravam desertor e estava proibido de entrar em Portugal durante cinco anos. E, se entrasse nesse período de tempo, seria detido e julgado como traidor da pátria", referiu.

"Após muitas negociações e nervosismo, comunicaram-me que o Presidente da República, Mário Soares, queria falar comigo pessoalmente por telefone, e que teria que ir à embaixada portuguesa para fazer a chamada. Mas neguei, tinha medo que me detivessem em 'solo português'. Que me ligasse para casa. E assim aconteceu", prosseguiu.

"'Paulo, tenho a honra de te anunciar a criação do Estatuto de Atleta de Alta Competição, e que tu será o primeiro a usufrui-lo. Mas com uma condição: tens que me prometer que triunfarás aí fora, por Portugal'. Fiquei sem palavras, agradeci-lhe eternamente e prometi que deixaria a alma em campo", completou.

Um gesto que Paulo Futre nunca mais esqueceria: "Desde aquela chamada tive sempre um ritual antes de entrar em campo. Rezava por mim, por Portugal e pelo senhor Mário Soares".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diogo Dalot 'incentiva' Manchester United: "Isto é o mínimo..."

Premier League

Diogo Dalot 'incentiva' Manchester United: "Isto é o mínimo..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Quantos Ferrari foram comprados em Portugal em 2024?

Ferrari

Quantos Ferrari foram comprados em Portugal em 2024?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas