A chuva que tem caído, por todo o país, este fim de semana vai prolongar-se para a semana que aí vem, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prever aguaceiros para segunda e quarta-feira em Lisboa, no Alentejo e no Algarve. Nas regiões do Norte deverá chover durante toda a semana.
O climatologista Mário Marques alerta para uns próximos cinco ou seis dias de "verdadeiro inverno". No dia 6, segunda-feira, vai até registar-se uma descida das temperaturas, mas dia 7 já voltam a ficar amenas e assim se vão manter durante o resto dos dias desta semana.
"Teremos, a partir do dia 6, uma situação de transição com a entrada de ar frio, aguaceiros frontais, sobretudo da parte da manhã. Depois no dia 7, sobretudo da parte da tarde, as temperaturas aumentam de forma significativa novamente e teremos uma nova depressão no final do dia 7 e 8 com chuva persistente que poderá afetar todo o território, mas será mais intensa nas regiões do Norte. Esta situação deverá durar pelo menos até ao dia 9, de madrugada, altura em que começará a aliviar", explicou à SIC Notícias Mário Marques.
Para o especialista, este cenário é "normal" para a altura do ano. Nas zonas montanhosas a Norte e na Serra da Estrela poderá mesmo nevar ou registarem-se trovoadas ou queda de granizo ou saraiva.
"Esta situação da passagem de sucessivas depressões já deveria ter ocorrido no mês de dezembro, que foi um mês mais seco. Claro que pontualmente poderão surgir situações, localmente, que podem originar uma ou outra ocorrência em termos de Proteção Civil", afirmou o climatologista.
Leia Também: Avisos amarelos nos 18 distritos do Continente devido a chuva forte