Os adeptos de futebol de todo o mundo têm, este sábado, motivos para sorrir. Isto porque a Bundesliga irá tornar-se no primeiro dos principais campeonatos europeus a voltar aos relvados, após a paragem forçada devido à pandemia do novo coronavírus.
A 'ação' começa pelas 14h30 (hora de Portugal Continental), com cinco jogos em simultâneo: o Leipzig-Friburgo, o Fortuna Dusseldorf-Paderborn, o Hoffenheim-Hertha Berlim, o Augsburgo-Wolfsburgo e o Borussia Dortmund-Schalke 04.
O último promete, de resto, ser especialmente 'escaldante'. Afinal, estamos a falar do dérbi do Ruhr, um dos mais antecipados de toda a Europa, que colocará, frente a frente, dois dos clubes com mais adeptos do país, com uma larga história de 'quezílias' religiosas, políticas e não só.
O mundo estará de olhos postos na Alemanha, não só pela expetativa gerada por uma pausa de mais de dois meses, como especialmente pelo facto de a Bundesliga poder vir a servir de exemplo para os outros países no que às medidas de contenção diz respeito.
Os jogos serão disputados à porta fechada, para minimizar o risco de contágio da Covid-19, e não contará com os tradicionais 'rituais' pré-jogo, como o cumprimento entre os jogadores, adversários, árbitros e até mesmo as crianças que os costumam acompanhar.
Uma das principais novidades será, no entanto, o alargamento do número de substituições para cinco. Cada equipa terá três períodos para realizar as mudanças necessárias, o que será particularmente útil numa altura em que a resistência física dos jogadores se adivinha seriamente debilitada.
O Bayern Munique, recorde-se, é, neste momento, líder isolado da Bundesliga, quando restam nove jornadas para o final da temporada. Os campeões em título somam 55 pontos, mais quatro do que o Borussia Dortmund e mais cinco do que o Leipzig.
Eis o calendário da 26.ª jornada:
Sábado, 16 de maio
Leipzig-Friburgo, 14h30
Borussia Dortmund-Schalke 04, 14h30
Fortuna Dusseldorf-Paderborn, 14h30
Hoffenheim-Hertha Berlim,14h30
Augsburgo-Wolfsburgo, 14h30
Eintracht Frankfurt-Borussia Monchengladbach, 17h30
Domingo, 17 de maio
Colónia-Mains, 14h30
Union Berlim-Bayern Munique, 17h00
Segunda-feira, 18 de maio
Werder Bremen-Bayer Leverkusen, 19h30