O primeiro-ministro, Luís Montenegro, deu entrada no Hospital Santa Maria, em Lisboa, na segunda-feira, após ter tido um "episódio de arritmia cardíaca". Passadas algumas horas, teve alta e afirmou estar "bem", notando que vai "descansar no fim de semana". Mas como tudo aconteceu e que condição de saúde é esta?
Durante a manhã de segunda-feira, o primeiro-ministro presidiu à reunião sobre o projeto Parque Cidades do Tejo. Pelas 12h30, falou com o jornalistas.
Já passados cerca de 30 minutos, Luís Montenegro "deu entrada no hospital e, em função da sintomatologia, foi dirigido à cardiologia", revelou o presidente do Conselho de Administração da ULS de Santa Maria, Carlos Martins. Informação que foi partilhada perto das 19h30 de segunda-feira.
Na altura, foi ainda revelado que o prognóstico do primeiro-ministro era "favorável" e que deveria ter "alta nas próximas horas".
"Estou bem, podem estar tranquilos", diz Luís Montenegro
Às 20h40, o primeiro-ministro saiu do hospital, tendo dirigido algumas palavras aos jornalistas: "Estou bem, podem estar tranquilos".
"Está tudo bem. Foi um episódio de uma arritmia cardíaca que é uma questão que me aflige assim de quando em vez, muito esporadicamente, mas ao ter sentido sintomas não houve alternativa", acrescentou.
Luís Montenegro salientou também que vai passar o fim de semana a descansar, mas que retomará "a agenda normal a partir de segunda-feira".
Já a caminho de casa, Luís Montenegro recorreu ao seu perfil na rede social X (antigo Twitter), para deixar uma mensagem aos portugueses, mas também aos profissionais de saúde com quem privou enquanto esteve internado.
"Mais uma vez testemunhei a excelência do atendimento médico e a competência dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Muito obrigado a todos e aproveito para agradecer também as muitas mensagens de carinho que recebi", escreveu.
É com tranquilidade que estou a caminho de casa para descansar no fim de semana, depois de uma passagem pelo Hospital de Santa Maria, onde tratei um episódio de arritmia cardíaca. Mais uma vez testemunhei a excelência do atendimento médico e a competência dos profissionais do…
— Luís Montenegro (@LMontenegro_PT) March 28, 2025
O que é "arritmia cardíaca"?
Mas que condição é esta que afetou o primeiro-ministro? "As alterações do ritmo cardíaco (arritmias) ocorrem quando os impulsos elétricos do coração que coordenam os batimentos cardíacos não são emitidos de um modo adequado, fazendo com que o coração bata demasiado depressa (taquicardia), demasiado devagar (bradicardia) ou de um modo irregular", começa por explicar o 'website' da rede de saúde CUF.
Em relação aos sintomas, na grande maioria dos casos são inexistentes. Por outro lado, podem acabar por afetar a capacidade do coração de bombear sangue, provocar enjoos, vertigens e até desmaio.
Palpitações, dor no peito e dificuldade em respirar são outros dos sintomas com que se deve preocupar: "É importante que se procure um médico sempre que estes indícios apareçam de um modo súbito ou quando surgem frequentemente."
Líderes políticos desejam as melhoras a Montenegro
Pedro Nuno Santos (PS), Inês Sousa Real (PAN), Rui Rocha (Iniciativa Liberal) e André Ventura (Chega) também recorreram à rede social X para deixar uma mensagem a Luís Montenegro e desejaram "rápidas melhoras".
Note-se ainda que o Presidente da República, que ia fazer o discurso do encerramento do 8.º Congresso Nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), acabou por sair apressado, sem falar com os jornalistas, do Centro de Congressos de Lisboa, pelas 19h30.
Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha afirmado que Montenegro estava "bem" e que apenas precisava de descansar, em declarações à RTP.
Segundo a estação televisiva, Marcelo contactou Luís Montenegro por telefone após o primeiro-ministro ter dado entrada no Hospital de Santa Maria.
Leia Também: Líderes da IL, Chega, Livre, PS e PAN desejam melhoras a Montenegro