ANTF avisa que jogos todos os dias podem originar "situações perigosas"

A dispersão de jogos da I Liga de futebol ao longo da semana pode originar "situações perigosas", mas é "uma necessidade" dos clubes e das televisões, admitiu hoje o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).

Notícia

© Global Imagens

Lusa
20/05/2020 14:08 ‧ 20/05/2020 por Lusa

Desporto

I Liga

Em declarações à agência Lusa, José Pereira mostrou-se preocupado por haver "muitos jogos em que se conhecem os resultados anteriores", o que pode "alterar comportamentos numa fase em que se caminha para o final do campeonato", mas assumiu que os treinadores, neste momento, não podem esperar "boas medidas".

"Naturalmente, não é benéfico, mas compreendemos. É uma necessidade que os clubes têm para terminar o campeonato e ir buscar as verbas das televisões e também deve ter a ver com a utilização dos estádios. Assumindo que nem todos estão preparados para receber jogos, é natural que alguns tenham de ser repetidos e, portanto, há essa necessidade também", analisou o líder da ANTF.

A diretora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Sónia Carneiro, afirmou na terça-feira, em entrevista à Rádio Renascença, que haverá futebol "de segunda a domingo, exceto em alguns dias de julho em que não será possível", de forma a terminar o campeonato até 26 de julho, após a interrupção devido à pandemia de covid-19.

Mas apesar de as equipas poderem responder de "forma diferente em termos físicos" à realização de vários jogos com um intervalo de apenas três ou quatro dias, a decisão não vai provocar "grandes alterações estratégicas", no entender de José Pereira.

"As equipas hoje têm um manancial de informação e observação 'in loco' que não vejo que sejam prejudicadas por causa disso. Estamos na ponta final, os jogadores são os mesmos e quase todas treinaram nos mesmos moldes, como acontece no princípio da época, apesar de aí poderem fazer jogos particulares", advertiu.

Quanto à possibilidade de virem a ser autorizadas cinco substituições, em vez de três, nas jornadas que faltam disputar, José Pereira lembrou que essa é "uma ideia que os treinadores discutem há muito tempo" e à qual se mostrou favorável "desde que não sirva para queimar tempo".

"Se será bom ou mau, é discutível. As substituições são como os melões, só depois de abrir é que se conhece o fruto. Às vezes fazemos uma substituição e não resulta, outras resultam significativamente. É verdade que [com cinco substituições] metade da equipa pode ser trocada ao intervalo, mas, se é positivo ou negativo, depende de como cada um utiliza essa ferramenta", frisou.

Por fim, o líder da ANTF admitiu que ocorram menos 'chicotadas psicológicas' na reta final do campeonato, dada a situação atípica que se vive atualmente e defendeu que os clubes "têm de ter juízo" para dar estabilidade às suas equipas para terem "o melhor desempenho possível" nesta fase.

"Atrever-me-ia a dizer que isso seria uma burrice. Não há assim tantas equipas a lutar por um lugar na tabela. Algumas lutam pela despromoção, duas pelo título e umas três ou quatro pelas competições europeias", justificou.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas - Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho, depois de a Liga alemã ter sido retomada no sábado.

Falta disputar um total de 90 jogos do principal escalão do futebol nacional, o único que não foi cancelado devido ao novo coronavírus, assim como a final da Taça de Portugal, entre Benfica e FC Porto.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Fórmula 1

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas