Sérgio Conceição e a retoma: "Temos fome de jogar e alcançar títulos"

Treinador do FC Porto comparou um jogo de futebol sem adeptos a... uma salada sem "os condimentos necessários".

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
02/06/2020 12:51 ‧ 02/06/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

FC Porto

Sérgio Conceição anteviu, esta terça-feira, em conferência de imprensa, o encontro com o Famalicão, que será um dos primeiros da I Liga após a paragem ditada pela pandemia. O treinador do FC Porto disse esperar um adversário complicado e aproveitou, ainda, para deixar uma mensagem aos árbitro para o que resta da temporada.

Como se sente o FC Porto após a pausa: É com gosto que estou aqui outra vez após praticamente 3 meses fora daquilo que era a competição. É sempre bom estar de volta. Uma palavra para dizer que estes meses não foram fáceis para ninguém da nossa sociedade, e o futebol faz parte. Foi preciso sermos inteligentes da forma como queríamos manter o plantel a trabalhar, motivado, com esperança de que as coisas iriam retomar para terminar o campeonato e a Taça de Portugal. A equipa está, como semrpe, focada, a trabalhar muito bem. Fez um trabalho fabuloso no tempo em que esteve em casa, houve um esforço de toda a gente. Obrigado a todos, assim como aos jogadores, pelo trabalho que fizeram.

Que jogo espera: Estamos preparados, perante uma equipa que toda a gente conhece e que, para mim, é a verdadeira surpresa do campeonato, com grande qualidade individual e um treinador que está a demonstrar que tem categoria para ter futuro.

Como avalia a paragem: Não beneficiou ninguém. Ninguém esperava esta pandemia. Não quero entrar num discurso em que uma equipa ganhasse algo. Foi mau para toda a gente. Sofremos todos, com muita gente a perder pessoas queridas, da família, é redutor falar especificamente do futebol. Não quero ir por aí.

Presidente do Benfica disse que houve quem não quisesse que a Liga voltasse: Nunca parámos. Não fomos de férias, estivemos a trabalhar o tempo todo, ainda que de forma diferente. isso, por si só, demonstra a esperança que tínhamos de que o campeonato retomasse para que, dentro do campo, demonstrássemos que éramos e somos a melhor equipa.

Equilíbrio no regresso do futebol: Precisamos de estar equilibrados para fazer um bom jogo e não sermos surpreendidos. Estamos num mundo novo. Aquilo que é exigido às pessoas é para toda a gente. É uma responsabilidade social que todos têm que a ter. As pessoas que tentam controlar - e não é fácil - tentam salvaguardas a saúde das pessoas. O que espero é que não se entre no exagero e que se faça do futebol um exemplo positivo, e não para tudo (...). A minha grande preocupação é o Famalicão e jogar num ambiente limpo, porque somos super controlados. Criou-se condições para acabar o campeonato, e sou a favor de tudo o que permita ao futebol tenha espetáculo durante cada vez mais tempo.

Nakajima trabalha em casa: É sempre mau não ter todo o plantel à disposição. Lamento profundamente o que aconteceu ao Marcano, é um elemento importante para nós. O Nakajima não está no grupo de trabalho. A direção tratará a ausência da melhor maneira, neste momento não há muito mais a falar.

Como preparou o Famalicão: É uma situação nova para toda a gente, um desafio diferente. Em termos de preparação, pegando no que é a última imagem da equipa adversária, foi a mais fácil. Tivemos imenso tempo para preparar este jogo. Quanto ao que vamos encontrar, é uma incógnita (...) É um desafio diferente do que tivemos até agora. Agora, na preparação do jogo, aí foi preparado da mesma forma. Há, sim, a dificuldade daquilo que vamos encontrar do outro lado.

Jogo sem público anula vantagem de jogar em casa: Vai ser diferente. Entrar num jogo oficial sem público... Faltará os condimentos necessários para uma boa salada. Se calhar não é a mesma coisa, mas, se tivermos fome, temos que a comer. Temos fome de jogar, alcançar títulos, por isso temos que ir lá para dentro como se o estádio estivesse super lotado.

Está à espera do desconhecido: Desconhecido no plano físico. Acredito que tenham trabalhado ao mais alto nível, porque o Famalicão tem uma estrutura sólida. Individualmente, conhecemos todos os jogadores e o que fazem dentro da equipa. Conhecemos bem coletivamente a equipa do Famalicão, aí não há segredos. Não acredito que vá mudar muito a dinâmica. Falava do desconhecido no sentido da envolvência, de tudo o que é algo de novo.

Manafá no lugar de Alex Telles: É uma solução para esquerda, assim como podem ser outros jogadores.

Expetativas para a reta final do campeonato: Espero que seja retomada a dinâmica que estava a ter, até porque, antes da paragem, a equipa estava bem, tinha ganho jogos importantes e recuperado na tabela alguns pontos que, para nós, eram essenciais para a luta. Espero dar continuidade a toda essa dinâmica. Não falo do último jogo, que foi o tal empate. Aproveito para desejar, às terceiras equipas que são tão importantes para o jogo, a maior felicidade do mundo, e que, no fim, quem ganhe, ganhe com mérito.

Elogios de Pinto da Costa: Não vou comentar. É uma situação agradável de se comentar, mas não devo comentar as palavras do presidente neste momento.

FC Porto sem Marcano nem Alex Telles: Queríamos ter todo o plantel à disposição. Quando falo em defesa, falo em organização defensiva, e a equipa tem que estar bem preparada. Estou tranquilo quando toda a gente está comprometida em cumprir o seu papel dentro do jogo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas