É caso para dizer que chegou, jogou... e convenceu. Ainda que o Sporting não tenha ido além de um empate a duas bolas diante do Vitória SC, no encontro que marcou o regresso aos relvados após a pandemia, Rúben Amorim teve motivos mais do que suficientes para sorrir com a estreia do 'menino' Eduardo Quaresma.
O jogador de apenas 18 anos fez parte da linha de três centrais montada pelo técnico, ao lado dos 'veteranos' Sebastián Coates e Jérémy Mathieu, e, apesar da magnitude do desafio, não se deixou intimidar e apresentou-se como um dos melhores em campo do conjunto verde e branco.
A mais recente 'coqueluche' oriunda da Academia de Alcochete terminou os 90 minutos como o jogador com mais ações com bola (101, segundo os dados da plataforma GoalPoint), realizou quatro interceções e ainda venceu três dos quatro duelos aéreos defensivos em que participou.
Números que acabam por impressionar até quem o conhece bem, como é o caso de Fernando Mendes, ex-internacional português que, tal como Eduardo Quaresma, somou os primeiros minutos pela equipa principal dos leões com apenas 18 anos, em 1985.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto o antigo lateral-esquerdo destacou a "personalidade do miúdo", assim como o "à-vontade com que jogou" em Guimarães. Caraterísticas que, afirma, lhe poderão vir a valer "um futuro brilhante".
"Já o conhecia, vi vários jogos dele nas equipas de sub-23 e de juniores. É um dos jogadores que pode ter um futuro brilhante. Agora, é continuar a apostar. Ontem esteve bem, muito bem para um miúdo de 18 anos. Agora, há que haver confiança da parte do treinador, e isso foi demonstrado. O jogador correspondeu, agora é tentar manter", afirmou.
Vitória Guimarães SportingOs números da muito prometedora estreia de Eduardo Quaresma (18 anos) #LigaNOS #VSCSCP #Conquistadores #DiaDeSporting #RatersGonnaRate pic.twitter.com/1im2eq6ujE
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 4, 2020
O 'miúdo' das "passadas largas"
Fernando Mendes sublinha, no entanto, que Eduardo Quaresma "não defende só". E a verdade é que, mais uma vez, os números dão-lhe razão. A jovem promessa acertou nove de 13 passes longos, tentou 17 passes progressivos, somou dois passes para finalização e criou, inclusive, uma ocasião flagrante de golo.
"Ele agarra na bola, dá umas passadas largas e empurra a equipa para a frente. O Sporting precisava disso também. Quer Coates, quer Mathieu, a trabalhar todos os dias com o miúdo, sabem que pode estar ali um futuro central do Sporting e da seleção nacional, não tenho a mínima dúvida", apontou.
Contrato é questão a resolver
No que ao futuro diz respeito, a questão pode, no entanto, não ser de tão simples análise. Eduardo Quaresma termina contrato com o Sporting já em junho de 2022, uma situação que despertou, desde já, a cobiça de vários clubes além-fronteiras, entre eles AC Milan, Inter de Milão e Leipzig.
A imprensa italiana adiantou, nas passadas semanas, que a direção liderada por Frederico Varandas já terá, inclusive, rejeitado uma proposta concreta da parte da equipa onde alinha o ex-Sporting Rafael Leão, que incluiria o pagamento de cinco milhões de euros e o passe de Diego Laxalt.
Fernando Mendes diz, no entanto, estar convicto de que a situação acabará por se resolver: "Segundo me disseram, há acordo ou as coisas estão bem encaminhadas para uma renovação de contrato... Tem mais dois anos, é normal que, começando a ser titular da equipa principal, as coisas se compliquem mais".
"É mais visto e vão aparecer outros clubes, como já apareceram, que eu sei. Ele não demonstrou interesse em sair, segundo sei, porque quer ser titular no Sporting. Se houver boa-vontade... É esperar e dar-lhe continuidade", rematou o ex-jogador.