Pinto da Costa foi, este domingo, reeleito para o 15.º mandato consecutivo à frente da presidência do FC Porto. Em declarações aos jornalistas, mas ainda sem os resultados oficiais conhecidos, o dirigente criticou aqueles que colocaram em causa a seriedade deste ato eleitoral.
"Estou muito contente com a forma como decorreu este ato eleitoral. Para quem pôs em dúvida a forma como ele ia decorrer, para quem levantou suspeitas sobre a seriedade que ele ia ter, foi uma resposta que a massa associativa deu de uma maneira extraordinária. Queria congratular-me com este exemplo de vitalidade, de ordem e de respeito e de interesse na vida do clube. Votaram 8480 associados, o que é notável. Não houve o mínimo perigo de infração e de contágio. Foram realmente exemplares", começou por dizer Pinto da Costa.
"Tenho de agradecer a todos os sócios que vieram votar, sinal de que sentem e vivem o FC Porto. E de uma maneira especial àqueles que confiaram em mim. Num momento que não é fácil para ninguém, vieram dar-me um voto de confiança e um sinal de estímulo que é muito importante para as batalhas que se seguem. A única coisa que posso prometer é que colocarei os interesses do FC Porto acima de tudo, farei tudo pelo FC Porto e, obviamente, de tudo aquilo que se passou guardarei as minhas ilações", acrescentou.
Pinto da Costa deixou ainda a promessa de que irá construir um centro de estágios no próximo mandato.
"São muitas prioridades. É o centro de estágios, é manter a competitividade que apresentamos, crescer a massa associativa e tê-la unida porque somos necessários para os combates que nos esperam. Quero também deitar-me com a consciência tranquila de que fiz aquilo que entendia ser melhor para o FC Porto sem ter medo de ninguém", atirou.
"É muito mais de metade da minha vida dedicada ao FC Porto. Enquanto os sócios quiserem que continue, continuarei com o mesmo entusiasmo do primeiro dia e com o mesmo sentido de responsabilidade", prometeu.
Sem falar sobre os restantes adversários, Pinto da Costa deixou uma farpa a José Fernando Rio, que disse que queria romper a ligação emocional dos sócios a Pinto da Costa.
"Se não sentisse entusiasmo, capacidade e certeza num futuro bom e glorioso não me teria recandidatado. Defenderam que o sócios deviam romper comigo o sentimento de amor. Eu terei sempre os sócios como prioridade e os adeptos no coração. Só romperei pelos que querem romper e pensam assim", apontou o presidente do FC Porto.
"O FC Porto, com reeleição ou não, está em 1º lugar. É quase uma vida inteira dedicada ao FC porto. Se abracei esta paixão, se a assumi, enquanto os sócios quiserem que continuem, continuarei com o mesmo entusiasmo e o sentido de responsabilidade, para que o FC Porto seja cada vez maior", atirou.
"As pessoas acham que eu não tenho relutância com os políticos nem com ninguém. Mas com os políticos que não são isentos desportivamente e prejudicam o FC Porto, desses eu não gosto. Não tenho qualquer problema em ter políticos sérios e competentes a colaborar comigo no FC Porto. Não considero o Rui Moreira um político, se fosse estaria em algum partido. É um grande cidadão e um grande amante da cidade do Porto e um grande dragão, até é de ouro, não tenho problema e até tenho muita honra em tê-lo no Conselho Superior", sublinhou ainda ao defender a presença de Rui Moreira neste órgão.
"Equipa não precisa destas motivações"
Questionado sobre se a posição de Sérgio Conceição sai reforçada depois da reeleição como presidente, Pinto da Costa diz que nada muda.
"Sérgio Conceição não tem nada a ver com este ato eleitoral, tem contrato por mais um ano, fosse qual fosse o resultado, ele continuava. Está concentrado em trabalhar com a equipa para alcançar os objetivos, [os resultados das eleições] não reforçam nada, nem a confiança. Tenho confiança total nele e ele em mim. Sabemos o que queremos, estamos em comunhão perfeita de ideais", atirou, antes de dizer que a equipa também não será afetada por estes resultados.
"A equipa não precisa de motivações destas. A equipa está motivada e vai mostrar que está motivada. Dará uma resposta cabal já na quarta-feira", sublinhou
Pinto da Costa revelou ainda que a nova direção vai tomar posse na próxima terça-feira às 18h00.