A presente edição da I Liga termina já no próximo fim de semana e ainda há muito por decidir. A luta pela permanência continua ao rubro e ainda não é conhecido o nome da equipa que vai acompanhar o Desportivo das Aves na descida à II Liga. Ora, por esta altura, Tondela, Vitória FC e Portimonense correm o risco de descer, mas a vaga mais indesejada só poderá ser ocupada por um deles.
As contas do Tondela
O Tondela, atualmente com 33 pontos, apenas precisa de um empate na visita ao Moreirense, agendada para domingo, para confirmar a permanência no máximo escalão do futebol português.
Natxo González está castigado e não estará no banco de suplentes da equipa beirã que em caso de derrota fica dependente dos rivais diretos. Nesse cenário poderá haver lugar a um empate pontual com o Portimonense e o Tondela descerá de divisão, uma vez que é penalizado no confronto direto com os algarvios.
Se o Tondela vencer o Moreirense: permanência garantida
Se o Tondela empatar com o Moreirense: permanência garantida
Se o Tondela perder com o Moreirense: dependente dos resultados de Vitória FC e Portimonense.
As contas do Vitória FC
O Vitória FC arrancou um ponto na visita a Alvalade e soma agora 31, estando em vantagem perante a concorrência do Portimonense. Os sadinos recebem o Belenenses SAD também no domingo e em caso de vitória asseguram matematicamente a permanência.
No cenário de uma derrota frente aos azuis, o Vitória FC pode ser igualado pontualmente pelo Portimonense e o critério do confronto direto não pode ser aplicado, uma vez que em ambos os jogos entre si registaram-se dois nulos.
Assim sendo, o critério de desempate passará a ser o da diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados no campeonato. Neste momento, esse mesmo critério favorece a equipa algarvia (por um golo), mas tudo pode mudar nesta última ronda.
Se o Vitória FC vencer o Belenenses SAD: Permanência garantida
Se o Vitória FC empatar com o Belenenses SAD: dependente do resultado do Portimonense
Se o Vitória FC perder com o Belenenses SAD: dependente do resultado do Portimonense
As contas do Portimonense
O Portimonense parte em desvantagem pontual (30 pontos) para esta 'final', mas terá o jogo teoricamente menos complicado. A equipa de Paulo Sérgio recebe o já despromovido Desportivo das Aves que, recorde-se, nem a presença tem assegurada no jogo agendado para o Algarve, devido à crise que se instalou no clube da Vila das Aves.
Ainda assim, uma vitória na última ronda pode não chegar, uma vez que os algarvios dependem dos resultados dos opositores diretos. Em caso de empate ficam à espera daquilo que o Vitória FC vai fazer e caso sejam derrotados estarão condenados.
No entanto, caso os rivais não somem vitórias, poderá haver lugar a um empate pontual com o Tondela no qual sairá beneficiado (conforme foi explicado acima) e também beneficiará se acontecer o mesmo com o Vitória FC (também devidamente clarificado acima).
Se o Portimonense ganhar ao Aves: dependente do Tondela e Vitória FC
Se o Portimonense empatar com o Aves: dependente do Vitória FC
Se o Portimonense perder com o Aves: descida confirmada
Nota final para o facto de todos estes jogos, relativos à permanência, serem disputados no mesmo dia e à mesma hora: próximo domingo às 19h30.