Está confirmado! A Formula 1 regressa a Portugal 24 anos depois e, pela primeira vez, uma prova vai ser realizada no sul do país. O Autódromo Internacional do Algarve [AIA] vai receber a 12.ª corrida do Mundial entre os dias 23 e 25 de outubro.
O Desporto ao Minuto esteve em Portimão a acompanhar a conferência de imprensa que serviu para apresentar o Grande Prémio de Portugal em Formula 1. Uma das grandes novidades também anunciadas foi o facto de a corrida ser aberta ao público. Para já estão cinco mil bilhetes à venda, que vão desde os 85 aos 650 euros.
Para além da vinda da Formula 1 foi também confirmada a realização das provas de Formula 2 e de mais duas corridas de suporte, conforme nos garantiu Paulo Pinheiro, em declarações exclusivas.
Quanto ao impacto económico da prova de Formula 1 no país foi confirmado que rondará, no mínimo, os 30 milhões de euros. No que diz respeito ao investimento público, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, realçou que haverá apenas "um investimento de 1,5 milhões de euros para suportar os custos das obras no pavimento do circuito" do Autódromo Internacional do Algarve.
Por fim, Paulo Pinheiro garantiu ainda que esta corrida em Portugal não tem como objetivo ser uma corrida de substituição, mantendo assim a esperança de que o nosso país e, neste caso, o Autódromo Internacional do Algarve, se mantenha no calendário do Campeonato do Mundo de Formula 1.
Fique com as declarações de alguns dos intervenientes na conferência de imprensa realizada no Autódromo Internacional do Algarve.
Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão: "Conseguimos! Permita-me que comece pelo Paulo Pinheiro. É um grande orgulho porque nesta terra, o Paulo Pinheiro sonhou que tinha de ter um circuito e depois de se rodear das melhores pessoas que sempre sonharam em ter aqui a Formula 1. É de um sonhador e também um concretizador. Conseguimos partilhar este sonho com o nosso primeiro-ministro. Há quatro anos quando foi a inauguração do hotel – Pestana Race – consegui dizer que tínhamos de trazer aqui o sr. primeiro ministro. Ficou completamente estupefacto, não fazia ideia que tínhamos umas instalações destas. Ficou desde logo a vontade de trazer a Formula 1 a Portugal. Juntou-se o concretizador que foi o primeiro-ministro com o sonhador Paulo Pinheiro e assim conseguimos trazer a F1 para Portugal. Diz-se muito que a Câmara está endividada devido ao Autódromo. Não… A Câmara não põe dinheiro no Autódromo. Nesta prova vamos colocar apenas 200 mil euros, está pré-aprovado esse valor".
Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting [FPAK]: "É a primeira vez que temos a responsabilidade de ajudar, de facilitar, de autorizar, e para nós é um momento muito feliz. Vamos ter prova com público. Só espero que esta não seja uma prova de substituição e que consigamos trazer mais vezes a F1 a Portugal".
Paulo Pinheiro, administrador do AIA: "Desde o primeiro momento quisemos que a corrida tivesse público, trabalhamos nesse sentido com todas as entidades sanitárias. Acho que fizemos um trabalho em conjunto muito detalhado, que exigiu muito tempo, com muita gente envolvida, e o que fizemos acho que é um trabalho muito bem feito. Portanto temos condições, se toda a gente respeitar as regras que forem impostas, para ter publico na corrida, e até uma quantidade de público com alguma expressão. Agora é crucial que toda a gente respeite as regras e os procedimentos que vão ser definidos, e se assim for, será uma corrida segura, e com público".
João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude: "Não estaríamos a falar de uma prova de F1 em Portugal se não tivéssemos lidado com sucesso em relação à pandemia que todo o mundo atravessa. Vamos ter Formula 1, mas também Formula 2, Formula 3 e Porsche Super Cup, e todos sabem o que isso significa. O caminho faz-se caminhando."
Recorde-se que foram já realizadas três provas do Mundial de F1 deste ano, duas na Áustria e uma na Hungria. O Campeonato do Mundo segue agora para Inglaterra, sendo que Portugal irá receber a prova número 12 do calendário.
Calendário de provas já confirmadas para 2020
31 Julho a 2 Agosto - Silverstone, GP Grã-Bretanha
7 a 9 Agosto - Silverstone, GP 70 Anos da F1
14 a 16 Agosto - Barcelona, GP Espanha
28 a 30 Agosto - Spa-Francorchamps, GP Bélgica
4 a 6 Setembro - Monza, GP Itália
11 a 13 Setembro - GP Toscana Ferrari 1000
25 a 27 Setembro - Sochi, GP Rússia9 a 11 Outubro - Nürburgring, GP Eifel
23 a 25 Outubro - Portimão, GP Portugal
31 Outubro a 1 Novembro - Imola, GP Emília-Romagna