Terminou a edição deste ano da I Liga, confirmando-se a descida do Portimonense à II Liga. O emblema de Portimão fez a sua parte e venceu na recepção ao Desportivo das Aves, mas tanto Tondela como Vitória FC venceram os seus encontros, o que 'condenou' os algarvios à descida.
Willyan e Dener fizeram os golos da formação de Portimão, mas não foram suficientes para garantir a manutenção que ficou a um ponto de distância.
Em Setúbal, a equipa da casa conquistou aquela que foi a sua primeira vitória nos últimos 15 jogos e logo num jogo que garantiu a permanência no principal escalão do futebol português. Jubal, no primeiro tempo, e Pirri já nos descontos marcaram os golos da formação orientada por Lito Vidigal.
Por fim, o Tondela também garantiu a permanência com uma vitória sobre o Moreirense. Dois golos de grande penalidade foram suficientes para os beirões assegurarem a presença na próxima edição da I Liga.
Resultados finais:
Moreirense - Tondela, 1-2 (João Aurélio 70'; Joâo Pedro g.p. 45', Pepelu g.p. 90')
Portimonense - Aves, 2-0 (Willyan 63', Dener 89')
Vitória FC - Belenenses SAD, 1-0 (Jubal 31', Pirri 90+7')
Classificação final:
15.º - Tondela, 36 pontos
16.º - V. Setúbal, 34 pontos
17.º - Portimonense, 33 pontos
18.º - Desportivo das Aves, 17 pontos
Nota: A negrito estão os clubes em zona de descida
Os golos da luta pela descida:
Vitória FC 1-0 Belensenses SAD: Jubal
Tondela 1-0 Moreirense: João Pedro
Portimonense 1-0 Aves: Willyan
Tondela 1-1 Moreirense: João Aurélio
Tondela 2-1 Moreirense: Pepelu
Vitória FC 2-0 Belenenses SAD: Pirri
Antevisão: Tondela, Vitória FC e Portimonense entram em campo, este domingo, para saber qual dos três acompanha o Desportivo das Aves rumo à II Liga.
O Desporto ao Minuto irá acompanhar esta luta pela permanência, e explicamos-lhe, agora, todos os cenários possíveis para Tondela, Vitória FC e Portimonense se manterem na I Liga.
Tondela salva-se com vitória, sadinos precisam de fazer o mesmo resultado que os algarvios
O Tondela, atualmente com 33 pontos, precisa apenas de um empate na visita ao Moreirense para confirmar a permanência no máximo escalão do futebol português. Em caso de derrota, terá de esperar pelos resultados dos outros encontros.
Por outro lado, o Vitória FC, que na última ronda arrancou um importante empate em Alvalade, recebe o Belenenses SAD e precisa de fazer o mesmo resultado que o Portimonense fizer no Algarve diante do Desportivo das Aves. Uma vitória dos sadinos, algo que não acontece há 15 jogos, mantém a formação de Setúbal na I Liga.
No cenário de uma derrota frente aos azuis, o Vitória FC pode ser 'apanhado' na tabela classificativa pelo Portimonense, sendo que o critério do confronto direto não pode ser aplicado, uma vez que em ambos os jogos entre si registaram-se dois nulos.
Nesse sentido, o critério de desempate passará a ser o da diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados no campeonato. Neste momento, esse mesmo critério favorece a equipa algarvia (por um golo), mas tudo pode mudar nesta última ronda.
Por fim, o Portimonense é a equipa que, nesta altura, ocupa o lugar de descida. Os algarvios têm um jogo teoricamente fácil diante do já despromovido Desportivo das Aves, mas uma vitória na última ronda pode não chegar, uma vez que a formação de Paulo Sérgio depende dos resultados dos opositores diretos. Em caso de empate ficam à espera daquilo que o Vitória FC vai fazer e caso sejam derrotados estarão condenados.