Portugal não tremeu e, esta terça-feira, venceu na deslocação ao terreno da Suécia, por 2-0, em encontro a contar para a segunda jornada do grupo 3 da Liga das Nações.
Cristiano Ronaldo brilhou no encontro e marcou os dois golos que deram a segunda vitória em outros tantos jogos já realizados na competição.
Suécia por cima no início, lusos adormecidos
Depois de uma excelente exibição diante da vice-campeã mundial Croácia, esperava-se que a formação orientada por Fernando Santos entrasse a dominar o encontro, mas foi algo que não aconteceu. Os suecos foram mais imponente nos primeiros minutos e poderiam ter sido os primeiros a abrir o marcador em Solna com algumas iniciativas anuladas pela defesa portuguesa.
A primeira oportunidade para os lusos aconteceu aos 20 minutos e através de Pepe. Cruzamento de Bernardo Silva, que saiu lesionado na sequência deste lance, Danilo não chega para o cabeceamento e o defesa central do FC Porto falhou o desvio por centímetros.
O jogo começava a equilibra-se e quem também começava a aparecer no encontro era Cristiano Ronaldo, que já havia brilhado neste mesmo estádio no apuramento para o Mundial 2014. Aos 26 minutos, e depois de um canto de Bruno Fernandes, o capitão disparou de primeira para uma defesa de Olsen com os pés.
Ronaldo esteve novamente perto de abrir o marcador em Solna aos 39 minutos, mas o melhor momento da primeira parte estava reservado para o minuto 45. Svensson viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho por uma falta dura sobre Moutinho à entrada da área.
Chamado a converter o livre, Cristiano Ronaldo, que esteve em dúvida até à hora do encontro, fez questão de esclarecer que se encontrava em excelentes condições ao disparar um livre direto colocadíssimo que não deu hipóteses a Robin Olson. Foi o centésimo golo do capitão com a camisola da Seleção Nacional, marca que o colocou ainda mais perto do recorde mundial de Ali Daei.
O segundo tempo mostrou uma Suécia a procura de conseguir igualar o marcador, ainda que com um jogador a menos. Depois de minutos iniciais algo equilibrados, a equipa portuguesa apareceu por cima no encontro e foi nessa altura que o atual campeão em título da Liga das Nações chegou ao segundo no encontro.
Corria o minuto 72 quando Cristiano Ronaldo, quem mais, voltou a brilhar na Friends Arena. Grande passe de Cancelo a desmarcar Félix. O avançado do Atlético de Madrid colocou no capitão que disparo colocado sem hipóteses para Olson. Era o 101.º golo do capitão com a camisola de Portugal, colocando-se a oito do já referido recorde de Ali Daei.
Até final, o terceiro esteve muito perto. João Félix, em duas ocasiões, esteve perto de voltar a marcar pela Seleção. Primeiro, a passe de Bruno Fernandes, o avançado falhou por centímetros a baliza. Depois, e à entrada da área, o ex-Benfica atirou colocado, mas Robin Olsen estirou-se para evitar o golo.
Com este resultado, Portugal lidera o Grupo 3 da Liga A desta competição com seis pontos, os mesmo que a França, que venceu esta noite em casa a Croácia.
Momento do jogo: Grande livre de Cristiano Ronaldo em cima do apito para o intervalo e que desbloqueou o encontro. Foi o centésimo golo do português com a camisola da equipa nacional.
Minuto a minuto:
90+2' - Apito final em Solna.
90' - Três minutos de compensação
87' - Félix perto do terceiro. Avançado atirou colocado à entrada da área, mas Robin Olsen estirou-se para evitar o golo.
86' - Cartão amarelo para João Félix.
85' - Bruno Fernandes atira cruzado e por pouco Félix não consegue o desvio.
81' - Fernando Santos esgota as alterações. Sai Cristiano Ronaldo e entra Diogo Jota.
79' - Segunda mudança na Suécia. Sai Forsberg e entra Svanberg.
76' - Ronaldo perto do hat-trick. Cancelo descobre o capitão dentro da área e este remata para defesa difícil de Olsen.
73' - Mudança em Portugal. Sai Moutinho e entra Rúben Neves.
72' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOO DE PORTUGAL! É O BIS DE CRISTIANO RONALDO! Grande passe de Cancelo a desmarcar Félix. O avançado coloca no capitão que dispara colocado sem hipóteses para Olson.
71' - Primeira alteração no encontro para os suecos. Sai Isak e entra Quaison.
65' - Livre de Forsberg sai muito ao lado da baliza de Anthony Lopes.
63' - Correria de Forsberg pelo corredor central e passe para Isak. O avançado desloca-se para o meio, remate de pé esquerdo, com Pepe a colocar-se à frente e desviar a bola.
60' - Bruno Fernandes atira à barra! Guerreiro cruza, o médio antecipa-se a Helander e desvia para a trave.
57' - Bruno Fernandes vê um cartão amarelo por protestar uma falta marcada a Raphael Guerreiro.
56' - Ronaldo a assistir Félix com um passe de calcanhar, o avançado enche o pé mas atrapalha-se e falha o alvo.
54' - Muito remates por cima. Agora foi João Félix à entrada da área.
52' - Agora é a vez de Moutinho. Remate de primeira do meio também sai por cima.
50' - Bruno Fernandes tenta a sorte de longe, mas o remate sai por cima.
47' - João Cancelo cruza para a área e Krafht corta a bola. Jogadores ficam a pedir grande penalidade, mas o árbitro manda seguir.
46' - Começa a segunda parte na Friend Arena.
45'- Intervalo em Solna.
45' - GOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DE PORTUGAL! É O GOLO 100 DE CRISTIANO RONALDO! De livre, Ronaldo remata colocado para inaugurar o marcador.
44' - Gustav Svensson vê o segundo cartão amarelo e é expulso. Médio entra de sola ao tornozelo de João Moutinho.
43' - Boa jogada coletiva de Portugal, mas cruzamento de Cancelo sai mal medido.
40' - Danilo tenta a sorte de longe, mas Robin Olsen segura o esférico.
39' - Que perdida de Cristiano Ronaldo! Cancelo isola o capitão que atira de primeira para defesa de Olsen com a perna.
37' - Tiro de Olsson de fora da área, mas Anthony Lopes estava atento e segurou o esférico.
35' - Portugal sem grandes oportunidades nesta primeira meia-hora. Jogo muito diferente do frente à Croácia.
30' - Cruzamento de Ronaldo, mas Jansson tira a bola quando Bruno Fernandes se preparava para fazer golo.
26' - Ronaldo perto do golo. Na sequência de um canto, Bruno Fernandes coloca a bola nos pés do capitão, que disparou de primeira para uma defesa de Olsen com os pés.
22' - Confirma-se a saída de Bernardo Silva. Entra Gonçalo Guedes.
21' - Bernardo Silva em dificuldades depois do lance anterior. Deverá sair o jogador do Manchester City.
20' - Portugal muito perto do golo! Cruzamento de Bernardo Silva, Danilo não chega para o cabeceamento e Pepe falha o desvio por centímetros.
14' - Cartão amarelo para Svensson .
11' - Forsberg tenta o cruzamento a partir da esquerda, mas a bola sai pela linha de fundo.
9' - Boa iniciativa de Isak que ultrapassa dois adversários, mas não Rúben Dias consegue cortar já dentro da área portuguesa.
3' - Partida retomada em Solna.
2' - Dois jogadores da Suécia chocaram de cabeça. Jansson a teve de ser assistido por ter chocado de cabeça com o companheiro Helander
1' - Cabeceamento de Berg sai torto e ao lado da baliza de Anthony Lopes
0' - Apito inicial na Friends Arena.
'Onzes':
Suécia: Olsen; Kraftg, Helander, Jansson e Augustinsson; Kulusevski, Olsson, Svenssin e Forsberg; Isak e Berg.
Suplentes da Suécia: Johnsson, Nordfeldt, Lustig, Holmén, Bengtsson, Karsson, Ekdal, Guidetti, Svanberg, Andersson, Sema e Quaison.
Portugal: Anthony Lopes, João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Guerreiro, Danilo, João Moutinho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, Rui Silva, Nélson Semedo, José Fonte, Domingos Duarte, Mário Rui, Sérgio Oliveira, Rúben Neves, Diogo Jota, Gonçalo Guedes, Trincão e André Silva.
Antevisão:
Portugal procura esta terça-feira dar continuidade ao excelente arranque na segunda edição da Liga das Nações com uma deslocação à Suécia, num encontro que terá lugar num estádio que diz muito a Cristiano Ronaldo, em dúvida até à hora do encontro.
Os campeões em título começaram da melhor maneira a defesa do troféu com uma goleada frente à vice-campeã do mundo Croácia, por 4-1, no jogo em que não entrou o capitão luso.
Ainda assim, Ronaldo poderá regressar à titularidade na Friends Arena, em Solna, nos arredores de Estocolmo, onde há sete anos brilhou ao serviço da Seleção nacional, quando aplicou um 'hat-trick' no triunfo por 3-2, que valeu o apuramento para a fase final do Mundial2014, no Brasil.
Caso vá a jogo em Solna, o capitão luso poderá alcançar a centena de golos com a camisola de Portugal e assim colocar-se mais próximo da marca apenas registada na história do futebol mundial por Ali Daei, que fez 109 ao serviço do Irão, entre 1993 e 2006.
O Suécia-Portugal terá lugar na Friends Arena e terá arbitragem do holandês Danny Makkelie. O apito inicial está agendado para as 20h45 (19h45 horas de Portugal Continental) e pode acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.