A nova temporada do principal escalão do futebol português arranca já na próxima sexta-feira, com o duelo entre Famalicão e Benfica, mas as dúvidas em torno do fiel cumprimento do calendário desportivo vão-se adensando face às consequências da pandemia do novo coronavírus.
Este domingo, o Sporting viu-se obrigado a cancelar o encontro do Troféu Cinco Violinos, com o Napoli, em Alvalade, após três jogadores - cuja identidade, tal como o Desporto ao Minuto adiantou, não será revelada - testarem positivo à Covid-19.
No mesmo dia, foi comunicado que o guarda-redes Mile Svilar foi afastado da lista de convocados do Benfica para a visita ao PAOK, para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, precisamente pelo mesmo motivo.
Como se tal não bastasse, ficou, entretanto, a saber-se Gil Vicente conta já com um total de 15 casos confirmados, entre eles 11 jogadores da equipa principal e quatro funcionários, colocando, assim, em sérias dúvidas a realização da partida da primeira jornada, com o Sporting, em Alvalade, no sábado
Isto porque, recorde-se, o protocolo 'desenhado' pelo organismo em conjunto com a Direção-Geral da Saúde para a retoma do futebol obriga a que qualquer elemento de clube que seja diagnosticado com a doença tenha que cumprir um período de isolamento obrigatório de 14 dias.
O 'fantasma' da II Liga
Os episódios que levaram ao adiamento de dois dos jogos da jornada inaugural da II Liga (o Académico de Viseu-Académica e o Feirense-Desportivo de Chaves, este último quando os jogadores de ambas as equipas já aguardavam no relvado pelo apito inicial) são outros dos 'fantasmas' que pairam sobre o começo da nova época.
Para já, sabe o Desporto ao Minuto, não está definitivamente afastada a hipótese de recalendarização do campeonato nacional. A Liga Portugal encontra-se a estudar este dossiê com especial atenção, e espera-se que seja emitido um parecer formal já nos próximos dias.