Notícia em atualização]
Questões atacantes - Uribe mais solto?: O Uribe noto-o mais solto no que foi a sua adaptação. O ano passado, no início, teve algumas dificuldades. Nunca é fácil chegar a um futebol que é novo para eles, mesmo nas rotinas diárias. Não estou a dizer que são mais ou menos profissionais que nós, trabalham é de forma diferente. Tem a qualidade, e eu exijo isso, para chegar à frente, mas peço isso a todos os médios. Gosto que estes jogadores tenham golo. Nesse sentido acho-o mais solto.
Mercado - Conselhos para os jogadores abordarem esta fase: Estamos atentos ao que se passa à volta do clube e principalmente em torno da equipa. Por vezes o mais difícil não é treinar no campo, mas gerir situações no balneário. É para isso que me pagam. Para mostrar que o mais importante é o trabalho. Nem sempre é fácil. Há redes sociais, há pessoas que gravitam em torno da vida dos atletas e das pessoas, e a 100% não conseguimos ser eficazes nesse sentido.
Boavista marcou três golos no primeiro jogo: Depois colam-me aquele rotulo de um treinador conservador. Começo já a ouvir algumas pessoas a dizer isto. Mesmo com um jogador na frente conseguimos pôr cinco jogadores na área. O Boavista marcou três e sofreu três. Prefiro ganhar por 1-0 do que por 4-3. É a minha forma de pensar. É uma demonstração de uma equipa sólida. Está tudo associado ao que é o trabalho defensivo/ofensivo. O Boavista tem jogadores muito interessantes, nas alas jogam com pé contrário, procurando o espaço interior e fazendo combinações. Com os laterais formam uma dinâmica muito boa. Estamos atentos a toda a dinâmica e à estratégia que poderão adotar. Cabe-nos a nós, com respeito, pensar em nós e no que vamos produzir.
Saída de Soares: As palavras dele são de um jogador que tinha contrato e o sentia. É o que digo: Para jogar no FC Porto não basta ter contrato é preciso sentir o clube. Tem de se sentir o clube, as pessoas, o nosso presidente... para perceber o que é a mística. Vai daqui melhor jogador e melhor homem. Desejo-lhe que tenha o sucesso que desejo para a minha equipa, os meus filhos e a minha família.
Oportunidades na frente/saídas: Cada caso é um caso. Acho que é mais importante olharmos para os jogos. Todos percebem que por vezes variamos a nossa dinâmica e não a nossa forma de jogar, que está assente em quatro pilares, para marcarmos golos e podermos não sofrer. No último jogo joguei com o Marega na frente e com um jogador mais referência na frente de ataque. Mas nem sempre foi assim. Às vezes foi o Corona a estar naquele espaço central. Temos de perceber o adversário que vamos enfrentar. Tem muito que ver com o que se quer da equipa e da estratégia para cada jogo.
Mercado - mexidas na frente de ataque: Daquilo que é o mercado digo sempre o mesmo: fica ali à porta. Além do cão que está à porta o mercado também ali fica. Acho que é mais importante falar do Boavista.
FC Porto com dificuldade em vencer no Bessa - ausência de público: Para quem anda no mundo do futebol, se calhar dos jogos que tive mais prazer e gosto em participar, foram esses dérbis com o Boavista. Tanto os nossos adeptos como os do Boavista são muito apaixonados pelo clube e que fazem com que o espetáculo seja vivido de uma forma incrível. Os últimos jogos tiveram um ambiente acima da média. Vamos fazer tudo para que haja um grande jogo e que no fim possamos estar contentes com três importantes pontos na nossa caminhada.
Boavista com muitos reforços: Não vejo uma vantagem nisso. Também há a particularidade de não conhecer profundamente o Boavista. Conhecemos os jogadores do plantel, mas a sua dinâmica de jogo temos como referência os particulares e este primeiro jogo que fizeram. Acho que o Boavista tem um plantel com qualidade e, com certeza, vai ser uma equipa interessante na nossa Liga.
Antevisão: Depois de uma vitória na abertura da defesa do título de campeão nacional frente ao Sporting de Braga, o FC Porto enfrenta este sábado, pelas 18h30, o Boavista.
Com os axadrezados muito reforçados face ao último ano, numa partida que é já histórica, é esperado um encontro muito disputado entre as duas formações.
Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe a antevisão do técnico azul e branco.