A seleção de Portugal procura esta quarta-feira, frente à Suécia, regressar às vitórias na Liga das Nações e fugir na liderança no Grupo 3 da Liga A, isto depois do empate do passado domingo diante da França.
O encontro entre lusos e suecos fica desde logo marcado pelo teste positivo de Cristiano Ronaldo ao novo coronavírus, que afasta o capitão luso do duelo contra uma das suas 'presas' preferidas no que toca a marcar golos e numa altura em que o avançado tem em mira o recorde de golos de Ali Daei.
Com Ronaldo de fora, a formação orientada por Fernando Santos procura dar a volta a uma situação negativa que envolve as receções à Suécia. É que os lusos venceram apenas por uma vez os nórdicos nas nove ocasiões que recebeu a equipa escandinava em solo luso e saiu mesmo derrotada do último duelo, um particular na Madeira, em 2017.
Fora de portas, a Seleção Nacional até tem um bom registo perante os suecos, com cinco vitórias em 10 encontros, e prova disso foi a recente vitória no passado mês de setembro, já para a Liga das Nações, por 2-0, mas os números mudam de figura nos duelos em casa.
Na antevisão ao encontro, Fernando Santos afirmou que o caso positivo da covid-19 de Cristiano Ronaldo criou alguma "apreensão e ansiedade" e lembrou que a seleção portuguesa de futebol está "numa bolha há mais de uma semana". Ainda assim, o técnico lembra que a formação das quinas já deu provas de que consegue fazer boas exibições sem o seu capitão de equipa.
Por outro lado, o selecionador da Suécia Janne Andersson considerou que a ausência de Cristiano Ronaldo do encontro "não vai alterar em nada" a estratégia da Suécia.
O Portugal-Suécia, da quarta jornada da Liga das Nações, está agendado para as 19h45 no estádio José Alvalade e terá arbitragem do sérvio Srdjan Jovanovic.
Treinadores em discurso direto:
Fernando Santos:
Qualidade da equipa da Suécia: Todas as equipas da Liga A da Liga das Nações são as equipas do top-16 mundial, basicamente são as melhores seleções. As equipas nórdicas, normalmente, têm jogadores com bastante qualidade. Os jogadores das alas, quer Kulusevki quer Forsberg levam a equipa para a parte da imaginação, transportam para o jogo mais criativo. As contas deste grupo passam muito pela Suécia, há que ter isso em atenção.
Efeito da ausência do Ronaldo: "O plano é o mesmo. É claro que as dinâmicas são diferentes, mas não a organização e a estratégia. O Cristiano tem características próprias e os próprios comentadores dizem isso. Tendo Cristiano, que é um jogador mais móvel, obviamente que nesses detalhes é diferente. Mas a equipa já jogou sem ele e esteve bem, mas isso tem a ver com o ADN que a equipa tem agora."
Como Ronaldo está a viver o momento: "Está a viver bem. A partir do momento em que fez o segundo teste e foi confirmado... Entrou em isolamento ontem à noite. Jogadores foram para os quartos, durante a noite soube-se a notícia, de manhã voltou-se a testar, Cristiano num primeiro momento isolado dos outros. Cristiano está no quarto, diz que quer jogar, comunica connosco lá de cima. Está bem, completamente assintomático, não tem problemas nenhuns, nem percebe muito bem o que lhe aconteceu".
Janne Andersson:
Ausência de Ronaldo: "Nós sabemos que vamos defrontar uma das melhores equipas do mundo, com ou sem Ronaldo. Sabemos disso e não vai alterar nada para nós".
Exibição de Ronaldo em Solna: "No jogo em Estocolmo foi mais ou menos o Ronaldo sozinho que conseguiu fazer o resultado. Desse ponto de vista, pode ser positivo [para nós]. Mas [Portugal] tem boas soluções para o lugar dele".
Último jogo: "Penso que merecíamos um pouco mais do que a derrota por 2-1 contra a Croácia. É muito amargo perder. Dito isto, penso que há muitas coisas boas para retirar da nossa exibição. Estou certo que vamos ver muitos pontos positivos quando assistirmos ao jogo em vídeo."
Últimos resultados:
Portugal: V-V-V-E-E
Suécia: V-D-D-V-D
Últimos onzes:
Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Danilo, William, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e João Félix
Suécia: Robin Olsen, Lustig, Lindelof, Pontus Janson Ludwig Augustinsson, Kulusevski, Olsson, Ekdal, Forsberg, Marcus Berg e Isak.
Ausências:
Portugal: Cristiano Ronaldo, José Fonte e Anthony Lopes.
Suécia: Nada a registar.