Diogo Jota 'vestiu' pele de Ronaldo e dizima Suécia em Alvalade

Avançado do Liverpool bisou no encontro e assistiu Bernardo Silva para o primeiro do encontro.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
14/10/2020 21:38 ‧ 14/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Liga das Nações

Portugal somou, esta quarta-feira, uma nova vitória na Liga das Nações ao bater, em Alvalade, a Suécia por 3-0, em jogo da quarta jornada da competição.

Sem Cristiano Ronaldo em campo, infetado com o novo coronavírus, os golos de Portugal foram marcados por Diogo Jota, que bisou no encontro, e Bernardo Silva, a passe do avançado do Liverpool.

Filme do jogo:

Num jogo que se previa difícil, a equipa portuguesa entrou a todo o gás e poderia ter-se colocado a ganhar logo nos minutos iniciais. Primeiro, Diogo Jota, que assumiu a posição de Cristiano Ronaldo, atirou a poucos centímetros da baliza sueca.

Depois, e aos quatro minutos, após um bom trabalho de Cancelo na direita, o lateral do Manchester City tirou um cruzamento na direção da área onde estava William Carvalho que cabeceou ao poste da baliza defendida por Robin Olsen.

A Suécia respondeu com um remate de Lustig perto da barra, mas quem acabaria por inaugurar o marcador foi mesmo a Seleção Nacional aos 21 minutos. Bruno Fernandes recuperou a bola, abriu em Diogo Jota que viu muito bem a entrada na área de Bernardo Silva que teve apenas de atirar para o fundo das redes suecas.

O golo de Portugal justificava-se pelo que tinha vindo a mostrar, mas a Suécia não baixou os braços e foi sempre procurando um golo que a recolocasse de novo na luta pelo resultado. Aos 35 minutos Berg apareceu com espaço dentro da área e rematou ao poste, antes de Pepe fazer um corte providencial quando Kulusevski se preparava para rematar.

Portugal carregou no acelerador e conseguiu aumentar a vantagem em cima do apito para o intervalo por intermédio de Diogo Jota. Abertura extraordinária de João Cancelo a rasgar o campo, da direita para a área, onde o jogador do Liverpool recebeu com o peito e, ato contínuo, atirou para o fundo das redes.

No segundo tempo, a Suécia voltou com a disposição de reduzir a desvantagem, mas do lado luso esteve um enorme Rui Patrício que com um par de excelentes intervenções foi evitando o golo dos suecos, primeiro a cabeceamento de Marcus Berg e depois a um remate fortíssimo de Claesson.

Com Portugal também à procura do terceiro, João Félix desperdiçou uma oportunidade flagrante na cara de Robin Olsen, antes de Diogo Jota voltar a brilhar no lance do terceiro golo e que lhe deu o bis no encontro aos 72 minutos. William Carvalho fez um grande passe a lançar o dianteiro que arrancou pela esquerda, passou por dois adversários e finalizou com classe.

Portugal alcançou, assim, a terceira vitória na Liga das Nações e manteve a liderança do grupo 3 com 10 pontos, os mesmos que a segunda classificada França que nesta noite venceu a Croácia.

Momento do jogo: Grande golo da seleção nacional a abrir o marcador em Alvalade. Bruno Fernandes recuperou a bola, abriu em Diogo Jota que viu bem a chegada de Bernardo Silva que apenas teve de atirar para o fundo das redes adversárias.

Minuto a minuto:

90+3' - Termina o encontro.

90' - Três minutos de compensação.

88' - Duas mudanças também na Suécia. Saem Berg e Kulusevski para as entradas de Martin Olsson e Larsson.

87' - Dupla alteração em Portugal. Saem Diogo Jota, ovacionado pelo público, e Bruno Fernandes para as entradas de Renato Sanches e Rafa Silva.

86' - Podence tira o cruzamento para a área à procura de Jota, e o português remata sem deixar cair mas a bola sai por cima.

85' - Cartão amarelo para Bruno Fernandes

84' - Mais uma enorme intervenção de Patrício. Isak antecipa-se a Guerreiro e cabeceia forte, mas Patrício estava atento e desviou a bola.

80' - Nova alteração em Portugal. João Moutinho entra para o lugar de William Carvalho.

79' - Cartão amarelo para Berg.

75' - Fernando Santos faz duas alterações. Saem João Félix e Bernardo Silva para as entradas de Podence e André Silva.

75' - Suécia colocou bola no fundo das redes, mas o lance é anulado por fora de jogo.

Confira o vídeo

72' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DE DIOGO JOTA! É O BIS DO AVANÇADO DO LIVERPOOL! Grande passe de William Carvalho a lançar o dianteiro que arrancou pela esquerda, passou por dois adversários e finalizou com classe.

71' - Cartão amarelo para o selecionador sueco.

67' - Que perdida de João Félix! Grande passe de Bruno Fernandes a desmarcar o avançado do Atlético Madrid que na cara de Olsen atirou por cima.

62' - Nova alteração na Suécia. Sai Quaison e entra Isak.

61' - Cartão amarelo mostrado a Pontus Jansson.

59' - Diogo Jota pega mal na bola e atira muito ao lado.

58' - Bernardo Silva tenta o remate, mas Lindelof dá o corpo ao manifesto e afasta a bola.

57' - Cartão amarelo para Olsson por agarrão a Diogo Jota.

56' - Enorme defesa de Rui Patrício! Claesson remata fortíssimo de fora da área com o guardião luso a corresponder com uma boa defesa junto ao poste.

54' - Alteração na Suécia. Sai Lustig e entra Johansson.

53' - Bruno Fernandes aparece em boa posição para rematar, mas a bola sai desviada por um defesa sueco.

52' - Diogo Jota vê cartão amarelo.

48' - Grande defesa de Rui Patrício! Kulusevski cruza da direita, Berg aparece a cabecear e o guarda-redes estira-se para evitar o golo sueco.

46' - Recomeça o encontro.

45+2' - Intervalo em Alvalade.

45+2' - Desperdiça Berg!  Kulusevski cruza para a área, o avançado dá meia-volta, mas atira por cima.

45+1' - Bruno Fernandes remate em zona frontal, mas Olsen recolhe junto à relva.

45' - Dois minutos de compensação.

45' - Elemento do banco sueco viu cartão amarelo por protestos

Confira o vídeo

44' - GOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DE PORTUGAL! MARCA DIOGO JOTA! Abertura extraordinária de João Cancelo a rasgar o campo, da direita para a área, onde o jogador do Liverpool recebe com o peito domina de peito e, ato contínuo, atira para o fundo das redes.

42' - Claesson tira cruzamento para a área, à procura do central Jansson, mas o jogador comete falta sobre Bruno Fernandes

39' - Grande corte de DaniloKulusevski seguiu sem oposição até à zona centeal, mas na hora do remate o jogador do PSG fez um corte providencial. 

36' - Cartão amarelo para Ekdal.

35' - Suécia atira ao ferro! Berg aparece com espaço dentro da área e remata ao poste.

26' - Bernardo Silva aproveita uma bola que pingou para a entrada da área, mas o remate sai ao lado do poste da baliza de Olsen.

24' - Lustig tira um cruzamento para a área, mas Marcus Berg faz falta sobre Pepe.

Confira o vídeo

21' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOO DE PORTUGAL! MARCA BERNARDO SILVA! Bruno Fernandes recupera a bola, abre em Diogo Jota que vê muito bem a entrada na área do extremo que tem apenas de atirar para o fundo das redes suecas.

16' - Cruzamento perigoso de Kulusevski, mas Claesson não chega ao segundo poste.

13' - Lustig atira por cima. Solto de marcação ao segundo poste, o lateral acabou por rematar por cima da trave.

10' - Bruno Fernandes ensaia o remate de meia distância, mas a bola desvia em Jansson e sai pela linha de fundo. 

8' - Canto para a Suécia, mas Bruno Fernandes afastou o perigo.

4' - William Carvalho atira ao poste! Bom trabalho de Cancelo na direita e o médio atira de cabeça ao poste.

3' - Retoma o encontro.

3' - Jogo interrompido em Alvalade. Há um problema com o sistema de comunicação da equipa de arbitragem.

2' - Que perigo de Diogo Jota! O avançado do Liverpool atirou a centímetros do poste.

1'- Apito inicial no encontro em Alvalade.

0' - Os jogadores entram em campo num estádio com 5 mil adeptos nas bancadas. Seguem-se os hinos.

0' - Equipas já cumpriram o aquecimento e regressam aos balneários para as últimas indicações.

Equipas iniciais:

Onze de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Bruno Fernandes e Danilo; Diogo Jota, João Félix e Bernardo Silva.

Onze da Suécia: Robin Olsen; Lustig, Pontus Jansson, Lindelöf, Bengtsson; Albin Ekdal, Kristoffer Olsson, Kulusevski, Claesson; Robin Quaison, Marcus Berg.

Antevisão: Portugal procura esta quarta-feira frente à Suécia regressar às vitórias na Liga das Nações e fugir na liderança do Grupo 3, num encontro em que Cristiano Ronaldo estará ausente, infetado com a covid-19, ele que marcou um total de sete golos nos últimos quatro confrontos com os escandinavos.

O jogo da quarta jornada segue-se ao empate a zero em Paris com a França na última ronda, em Saint-Denis, e será frente a uma equipa que ainda não conquistou qualquer ponto nesta fase de grupo. Em caso de vitória, os lusos podem isolar-se no topo da classificação e ficar mais perto da fase final.

Ainda assim, não se prevê um encontro fácil diante dos suecos porque  a  seleção portuguesa apenas por uma vez venceu a Suécia nas noves ocasiões que recebeu a equipa escandinava em solo luso e saiu mesmo derrotada do último duelo, um particular na Madeira, em 2017, por 3-2.

O encontro terá lugar no Estádio de Alvalade, que contará com 5000 espetadores nas bancadas, naquele que será o jogo de futebol no país com mais adeptos desde o início da pandemia da covid-19.

O Portugal-Suécia está agendado para as 19h45 com arbitragem do sérvio Srdjan Jovanovic e poderá acompanhar todas as incidências deste duelo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas