O FC Porto perdeu, esta quarta-feira, na visita ao Manchester City (1-3), em jogo da 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de uma boa primeira parte, a equipa de Sérgio Conceição perdeu gás na segunda metade e acabou por acabar derrotada na viagem a Inglaterra.
Gundogan colocou os cityzens em vantagem depois da hora de jogo e Ferrán Torres deu a 'machadada' final nos dragões.
Com este resultado, os dragões vão para o fundo da tabela do grupo C, mas deixam boa imagem por aquilo que fizeram nos primeiros 45 minutos.
Filme do jogo
A primeira parte foi palco de uma exibição sólida por parte do FC Porto. Os dragões compareceram num bloco compacto - e com um sistema de três centrais -, conseguindo forçar o Manchester City a jogar pelos flancos.
Luis Díaz abriu o marcador aos 14 minutos, após uma perda de bola de Rúben Dias. O extremo colombiano ligou o turbo, ultrapassou meia equipa inglesa e bateu forte e rasteiro, sem hipóteses de defesas para Ederson.
O golo de Díaz deu vantagem ao FC Porto, mas por pouco tempo. Seis minutos depois o árbitro entende que Pepe derruba Sterling e concede um penálti ao City. No entanto, antes Gundogan pisa Marchesín, mas nem o VAR reverteu a decisão da grande penalidade. Aguero foi chamado a converter o castigo máximo e, embora Marchesín tenha adivinha o lado, empatou a partida.
A partir daí, o jogo perdeu-se em faltas sucessivas de um lado e do outros e foram raras as oportunidades de golo até ao intervalo. A melhor ocasião chegou novamente do ataque portista. Marega soltou-se de marcação, apanhou Rúben Dias e Eric Garcia desprevenidos e só Walker, em cima da linha de golo, evitou que a bola entrasse novamente na baliza do Manchester City.
Na segunda parte, o FC Porto apareceu menos atrevido e mais defensivo e acabou por pagar caro a falta de ousadia. Já sem Luis Díaz em campo, o elemento mais agitador até então, o Manchester City assumiu a dianteira do marcador. Gundogan dispôs de um livre direto e cobrou-o de forma exímia (65') e sem hipóteses de defesa para Marchesín.
O FC Porto não respondeu ao segundo golo dos ingleses e voltou a sofrer. Ferrán Torres, jovem avançado espanhol, tabelou com Phill Foden e apontou um belo golo (73') através de um remate em arco, dando uma machadada final nas aspirações do FC Porto na vista a Manchester.
O terceiro golo acabou por resolver o encontro, mas Marchesín ainda teve de se aplicar por um par de ocasiões para evitar que o resultado fosse mais dilatado.
Feitas as contas, o FC Porto sai de Inglaterra com uma derrota (1-3), mas com uma boa réplica na primeira parte.
Momento do jogo: Aquele penálti assinalado ao Manchester City, segundos depois de Gundogan ter pisado Marchesín acabou por influenciar o resto da partida. Os ânimos ficaram exaltados e os ingleses aproveitaram para recuperar da desvantagem.
Relato em direto
90'+3 - Termina a partida! O FC Porto perdeu diante do Manchester City (1-3) no arranque da Liga dos Campeões.
90'- Vão jogar-se mais três minutos.
89'- Cartão amarelo para Fernandinho (FC Porto).
84'- Cartão amarelo para Pepe (FC Porto).
82'- Evita o quarto golo Marchesín! Mahrez poderia ter marcado, mas valeu a defesa do guardião do FC Porto.
80'- Última alteração no FC Porto: Entra Evanilson, sai Sarr.
77'- Tripla alteração no FC Porto: Saem Zaidu, Corona e Fábio Vieira e entram Nakajima, Nanu e Taremi.
Veja aqui o golo de Ferrán Torres!
73'-GOOOOOLLLLOOO!! Ferrán Torres tabelou com Foden e marcou com um remate em arco! Está feito o terceiro golo do Manchester City (3-1) na partida! Vida complicada para o FC Porto...
68'- Dupla alteração no City. Saem Gundogan e Aguero entram Foden e Torres.
Veja aqui o golo de Luis Díaz!
65'- GOOOOOLLLLOOO!! Gundogan transformou um livre direto em golo! Sem hipóteses de defesa para Marchesín. O City passa para a frente do marcador (2-1)...
60'- Cruzamento tenso de Zaidu para Marega, mas Rúben Dias afasta o perigo.
Bernardo Silva está longe de estar a fazer uma exibição positiva e este dado da GoalPoint explica bem o porquê.
55' | Manchester City 1-1 Porto Bernardo Silva já leva 4 faltas, o dobro de toda a equipa do FCP, que ainda só fez 2#LigaNOS #MCIFCP #ChampionsEleven pic.twitter.com/72BsLrP4IN
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) October 21, 2020
55'- Substituição no FC Porto: Sai Luis Díaz, entra Manafá. Corona deve subir no terreno e entregar a lateral direita a Manafá.
53'- Luis Díaz desperdiça uma boa oportunidade! O extremo do FC Porto deixou Walker para trás, mas depois complicou no frente a frente com Rúben Dias e perdeu a bola...
49'- Que defesa de Marchesín! Gundogan apareceu solto e com espaço e atirou colocado e rasteiro, mas estava lá o guardião do FC Porto! Intervenção crucial!
Champions League | Man. City 1-1 FC Porto @AMarchesin1 #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/lJFh6WJQX6
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 21, 2020
46'- Recomeça a partida! Já se joga a segunda parte do Manchester City-FC Porto!
INTERVALO
45'+3- Acaba a primeira parte! Intervalo em Manchester! City e FC Porto estão empatados (1-1) numa boa primeira parte dos portistas. O City apenas conseguiu incomodar a baliza de Marchesín por uma ocasião.
45'+3- Marega atira de cabeça, mas sem direção.
45'- Vão jogar-se mais três minutos...
42'- Que perdida!!! Marega desmarcou-se, quis oferecer o golo a Sérgio Oliveira, mas Walker tirou a bola em cima da linha do golo. Rúben Dias não ficou nada bem na fotografia deste lance...
Jogo com muitas paragens e com muitas faltas. Nos bancos de suplentes, também se vive o jogo com muita agitação...
36'- Cartão amarelo para João Cancelo (Manchester City).
34' Luis Díaz está a ser assistido depois da falta de Bernardo Silva.
34'- Cartão amarelo para Bernardo Silva (Manchester City).
28'- Cartão amarelo para Kyle Walker (Manchester City).
22'- Uribe quase aproveitava um erro de Ederson! A bola passou, porém, por cima da baliza...
20'- GOOOOOLLLLOOO!! Aguero converte a grande penalidade e marca! Marchesín até adivinhou o lado, mas a bola entrou na mesma!
19'- O árbitro considera que o pisão de Gundogan em Marchesín não foi intencional...
17'- Penálti assinalado contra o FC Porto! Pepe terá derrubado Sterling, mas o VAR ainda terá que validar o lance.
Veja aqui o golo de Luis Díaz!
14'- GOOOOOLLLLOOO!! Luis Díaz abre o marcador com um golaço!! Levou meia equipa do City pela frente!! Que golo memorável na estreia do colombiano!!
12'- Luis Díaz tenta o remate cruzado, na sequência de um canto, mas a bola sai muito ao lado da baliza à guarda de Ederson.
Dúvidas desfeitas: O FC Porto alinha com três defesas centrais (Pepe, Mbemba e Sarr) e com Corona na lateral direita e Manafá na esquerda.
1'- Rola a bola em Inglaterra! Já se joga o Manchester City-FC Porto!
.@ChampionsLeague | @ManCityPT x @FCPorto | GOLO!Mais uma noite de Champions Boa sorte Dragões #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/oi46LnWbdv
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 21, 2020
Pré-jogo
19h58: Já se ouve o hino da Liga dos Campeões e está tudo pronto para o apito inicial!
18h55: Já há onzes! Sérgio Conceição mexe na equipa e lança Sarr e Fábio Vieira para os lugares de Manafá e Otávio.
ONZE DO MANCHESTER CITY: Ederson, Walker, Rúben Dias, Garcia, Cancelo; Gundogan, Rodrigo, Mahrez, Bernardo; Sterling e Aguero.
ONZE DO FC PORTO: Marchesín; Zaidu, Pepe, Mbemba, Sarr; Uribe, Sérgio Oliveira, Fábio Vieira, Corona; Luis Díaz e Marega.
18h45: A comitiva do FC Porto já está no City of Manchester Stadium. Os onzes devem estar prestes a ser conhecidos.
Chegada ao City of Manchester Stadium #FCPorto #MCFCFCP #UCL pic.twitter.com/QuT1DlxyEG
— FC Porto (@FCPorto) October 21, 2020
18h00: A duas horas do apito inicial, o FC Porto já revelou que vai alinhar com o equipamento alternativo. O balneário está pronto e à espera da chegada dos jogadores portistas.
Balneário preparado Hoje é de #FCPorto #MCFCFCP #UCL #NBfootball pic.twitter.com/CzgeV4umP6
— FC Porto (@FCPorto) October 21, 2020
Dress code#FCPorto #MCFCFCP #UCL #NBfootball pic.twitter.com/jfaizXRRwB
— FC Porto (@FCPorto) October 21, 2020
Antevisão
O FC Porto visita, esta quarta-feira, o Manchester City em jogo de arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de uma época de ausência na prova milionária, a formação orientada por Sérgio Conceição quer entrar com o pé direito nesta fase de grupos, mas terá pela frente a difícil missão de contrariar o favoritismo dado ao City de Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo.
O pontapé de saída está agendado para as 20 horas, mas até lá há muito para acompanhar. Fique com o Desporto ao Minuto e siga, em direto, o pré-jogo e o relato da partida.