A carreira de Bruno Fernandes cedo começou a ser pautada por aventuras além-fronteiras. O agora craque português mudou-se para Itália muito cedo, mais precisamente no verão de 2012, altura em que Novara pagou cerca de 40 mil euros ao Boavista. A revelação foi feita por Mauro Borghetti, Antigo líder do departamento da formação do emblema italiano.
Em entrevista ao portal Football Italia, Borghetti assume alguma surpresa por ver onde Bruno Fernandes chegou e não esquece o momento em que o Novara fechou a transferência com o Boavista.
"Estávamos a observar o Fernandes e fomos ver um jogo da equipa de sub-19 do Boavista num domingo. Ele tinha a faixa etária certa e um custo potencial que nos pareceu correto. Mesmo que saísse um bocadinho das nossas contas, andaria pelos 40 mil euros", começou por dizer Borghetti, prosseguindo.
"Vocês podem pensar que não é nada tendo em conta o jogador que ele é hoje, mas naquela altura era um jogador desconhecimento e investir aquele dinheiro era um investimento importante para um clube como o Novara. Assumimos a responsabilidade", explicou o antigo responsável do Novara.
Mauro Borghetti sublinha, ainda, o lado humilde de Bruno Fernandes e refere aquilo que entusiasmava os responsáveis do Novara.
"Ele treinava muito, tentava aprender italiano e integrou-se logo no grupo porque é alguém disponível a estabelecer boas relações com os companheiros de equipa. Às vezes a mãe e a namorada iam visitá-lo. A notoriedade e a fama não lhe subiram à cabeça. Às vezes escrevo-lhe para pedir se pode mandar umas mensagens a algumas pessoas que jogam aqui e ele está sempre disponível. Ele está sempre disponível para as pessoas do Novara. É essa humildade que o faz ser um grande campeão", atirou.
Recorde-se que Bruno Fernandes foi vendido à Udinese no verão seguinte a troco de cinco milhões de euros, tornando-se na venda mais cara da história do Novara.