Já com a qualificação assegurada para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto deslocou-se, à capital grega, nesta quarta-feira, na derradeira ronda da fase de grupos, e conseguiu alcançar mais um triunfo e... acrescentar 2,7 milhões de euros à conta bancária.
Os dragões venceram por 2-0, no estádio Karaiskakis, com Otávio a marcar o primeiro golo da partida, que converteu com êxito uma grande penalidade à passagem dos 10 minutos, para aos 77' Uribe dilatar a vantagem, após uma soberba jogada de Luis Díaz.
Com a vitória do City sobre o Marseille no outro jogo do grupo, a formação de Pedro Martins conseguiu, mesmo apesar do desaire, garantir um lugar nos 16-avos de final da Liga Europa.
Nesta partida em solo helénico, Sérgio Conceição aplicou uma revolução no onze, mantendo apenas três jogadores que tinham sido titulares diante do Tondela: Mbemba, Zaidu e Otávio.
Num jogo de ritmos pouco acelerados, o dragão começou por cuspir fogo, desde cedo, mas as ocasiões de golo escassearam e nem José Sá, nem Marchesín, foram obreiros de grandes intervenções, apesar de Masouras, no final da primeira parte, desperdiçar, diante do argentino, um golo em bandeja de prata.
Na etapa complementar, os gregos correram atrás do prejuízo e El Arabi, aos 53 minutos, teve nova situação para igualar o marcador. Porém, e com o 'timoneiro' azul e branco a apostar em 'carne fresca', o dragão voltou a 'incendiar' Atenas com Luis Díaz a serpentear na defensiva grega e a conduzir Uribe para o 2-0. Tudo ainda ficou pior quando Rúben Semedo, no lance seguinte, viu o amarelo e deixou o Olympiacos reduzido a dez.
Em suma, no Monte Olimpo mandaram os 'deuses' sul-americanos!
Relato do jogo:
90+3' - TERMINA O ENCONTRO EM ATENAS! Vitória do FC Porto por 2-0!
90' - Três minutos de compensação!
81' - El Arabi sai e dá lugar a Ba.
80' - Sai Otávio, entra Sarr no FC Porto.
79' - Rúben Semedo expulso, após ver o segundo cartão amarelo.
77' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA URIBE, APÓS GRANDE TRABALHO DE LUIS DÍAZ QUE SENTOU RAFINHA JUNTO À LINHA FINAL!
75' - Amarelo para Luis Díaz.
73' - Entra Soudani para o lugar de Vrousai!
72' - Entrou Corona para o lugar de João Mário.
71' - Cartão amarelo para Rafinha.
64' - Felipe Anderson e Romário Baró saem para dar lugar a Luis Díaz e Uribe.
54' - Al Arabi espreitou o golo para o Olympiacos, mas o remate sai ao lado da baliza de Marchesín.
52' - Toni Martínez cabeceia para defesa fácil de José Sá.
52' - Amarelo para Rúben Semedo, após falta sobre João Mário.
46' - Alteração na equipa de Pedro Martins: Masouras deu lugar a Radjelovic.
46' - Começou a 2.ª parte!
45+6' - Intervalo no Karaiskakis! Vale o golo de Otávio, de grande penalidade, à passagem dos 10 minutos.
45+4' - Nanu a sangrar da cabeça, após um choque de cara com Holebas.
45+1' - Bela jogada de Otávio pelo corredor central, que descobre Toni Martínez na grande área grega, mas o avançado espanhol estava em posição irregular.
45' - Cinco minutos de compensação em Atenas!
44'- Amarelo para Kostas Fortounis!
42' - Remate disparatado de Grujic à baliza de José Sá.
35'- Entra Fortounis para o lugar de Camara.
30' - Masouras cai na grande área do FC Porto e o Olympiacos fica a pedir penálti. O árbitro nada assinala... Possível falta de Diogo Leite.
27' - Cartão amarelo para Nanu.
25' - Aquece Taremi no FC Porto. Mas Toni Martínez parece recuperado.
23'- Toni Martínez a receber apoio médico no relvado. Jogo interrompido.
Confira aqui o primeiro golo do FC Porto no Karaiskakis.
15' - Falhanço gigante de Masouras que, na cara de Marchesín, atira por cima da barra dos dragões!
10' - GOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA OTÁVIO!
9' - É PENÁLTI PARA O FC PORTO! O árbitro alemão considerou que houve braço na bola por parte de Holebas.
7' - O árbitro avalia a possibilidade de haver uma grande penalidade para o FC Porto! Felix Brych consulta o VAR!
7' - Cabeceamento de Felipe Anderson, a bola bate com estrondo na barra da baliza e depois cai em cima da linha de golo....
1'- Rola a bola em Atenas, no Pireu!
- Já se ouviu o hino da Champions!
Onze do Olympiacos: José Sá; Rafinha, Rúben Semedo, Cissé e Holebas; M'Vila, Camara e Bouchalakis; Masouras, El-Arabi e Vrousai.
Suplentes: Karargyris, Tzolakis, Soudani, Fortounis, Pêpê, Vinagre, Androutsos, Ba, Papadopoulos, Sourlis e Randjelovic.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Nanu, Mbemba, Diogo Leite e Zaidu; Grujic, Otávio e Romário Baró; João Mário, Felipe Anderson e Toni Martínez.
Suplentes: Marchesín, Loum, Luis Díaz, Uribe, Taremi, Nakajima, Marega, Manafá, Tecatito Corona, Evanilson, Sarr e Fábio Vieira
Olympiacos-FC Porto já estamos no Estádio Georgios Karaiskakis#FCPorto #OFCFCP #UCL pic.twitter.com/wUrTnuTiAl
— FC Porto (@FCPorto) December 9, 2020
Antevisão: Olympiacos e FC Porto defrontam-se, nesta quarta-feira, às 20 horas, para a derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Os dragões viajaram até à capital helénica em busca dos milhões e do prestígio, visto que o objetivo primordial (a qualificação para os 'oitavos' foi assegurada na última ronda frente ao Manchester City).
Por sua vez, os pupilos de Pedro Martins ainda procuram garantir um lugar na Liga Europa e para isso terão de vencer o FC Porto ou então conseguir um resultado idêntico ao do Marseille (que defronta o City), visto que no confronto direto os gregos têm vantagem sobre os gauleses.