Pepê parece estar mesmo a caminho do FC Porto para ser reforço para Sérgio Conceição na próxima temporada. O extremo de 23 anos é uma das maiores figuras do Grêmio, mas, no próximo verão, parte para a aventura no futebol europeu, e há quem não tenha dúvidas que o FC Porto vai acertar em cheio na sua contratação. É o caso de Higor Santos, analista e scout brasileiro, que até olha para Pepê como um jogador semelhante a Luis Díaz.
"O Pepê é um extremo esquerdo de muita qualidade individual no um contra um. É um jogador que tem recursos e que utiliza o pé direito. Tem bons movimentos em profundidade e que ameaça muito nos movimentos de transição e de contra-ataque. Dentro da proposta de jogo de Sérgio Conceição e de como o FC Porto se comporta em termos coletivos, e considerando a grande temporada do Luis Díaz, que muito dificilmente continuará no clube na próxima temporada, diria que o Pepê tem todas as condições para substituir o colombiano com a mesma qualidade. São jogadores que têm qualidades similares", começa por dizer Higor Santos, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.
"Basicamente, o Pepê no Grêmio joga nas entrelinhas do adversário. Tem um primeiro toque muito refinado para receber de costas, aguentar o choque, atrair o lateral e combinar por dentro. São qualidades muito interessantes que encaixam muito bem no modelo de jogo de Sérgio Conceição", explica o analista brasileiro.
Diferente de Cebolinha
Ao contrário da grande maioria, Higor Santos não entra em grandes comparações entre Everton Cebolinha, jogador que o Benfica contratou ao Grêmio no último verão, e Pepê. Ambos têm qualidade, mas aquele que deverá ser um dos reforços do FC Porto para a época 2021/22 conta com alguns elementos que o podem diferenciar no Dragão.
"O Pepê é um extremo esquerdo, mas joga sempre por dentro. Não joga como um extremo aberto. Assim, está próximo do golo e quase funciona como um segundo avançado, tornando-se muito perigoso. O Cebolinha é um jogador mais agudo. Eu vejo o Pepê como um jogador mais criativo, mais refinado no primeiro toque na bola e com uma maior capacidade para jogar entrelinhas, tal como joga no Grêmio", destaca.
O aspeto que Conceição terá que afinar
Higor Santos não esconde, porém, que Pepê terá que se adaptar ao futebol europeu e enumera aqueles que considera ser os aspetos que o extremo de 23 anos tem de melhorar para vingar no FC Porto sob as ordens de Sérgio Conceição.
"Creio que ele tem que mudar a abordagem sem a bola. É um jogador que, em muitos momentos, se desliga do jogo e facilmente fica desconcentrado no momento defensivo. O Sérgio Conceição terá que fazer um trabalho muito específico para ele melhorar nesse aspeto. Mas, ofensivamente, o Pepê vai oferecer muitas coisas ao FC Porto", vaticina.
Os pormenores do negócio
A imprensa brasileira revelou, na quarta-feira, que FC Porto e Grêmio já terão chegado a acordo para a transferência de Pepê. Os dragões devem avançar com 15 milhões de euros pelo passe do jogador brasileiro e o Grêmio assegurará 20% de qualquer mais-valia encaixada com uma futura venda.