O Sporting defronta, esta sexta-feira, o Marítimo, numa partida na qual Rúben Amorim já sabe que não poderá contar com Luís Neto, que viu o quinto cartão amarelo no triunfo sobre o Benfica, pelo que terá de cumprir castigo na Madeira.
O internacional português tem vindo a ser peça fundamental daquela que é, até ao momento, a defesa menos batida da I Liga - apenas nove golos sofridos em 16 jornadas - mas, nos 'bastidores', vai ganhando força uma alternativa.
Trata-se de Gonçalo Inácio, que, salvo alguma surpresa, deverá regressar à titularidade no Funchal, onde terá mais uma oportunidade para somar pontos na consideração do treinador do clube de Alvalade.
O defesa-central de apenas 19 anos deu conta do recado na Taça da Liga, tendo sido titular na meia-final, diante do FC Porto, e na final, contra o Sporting de Braga, onde assistiu, inclusive, Pedro Porro para o golo da vitória.
O internacional sub-20 português foi, de resto, o primeiro jogador a ser lançado para aquecimento por Rúben Amorim no dérbi da passada segunda-feira, quando Luís Neto apresentou algumas queixas ainda no decorrer da primeira parte.
O companheiro de posição acabaria por dar o sinal de que tinha condições para continuar, mas, depois desta 'falsa partida', Gonçalo Inácio deverá mesmo ser integrado no 'onze' inicial, ao lado dos outros habituais titulares, Sebastián Coates e Zouhair Feddal.
Uma situação que não deverá colocar grandes preocupações junto dos adeptos leoninos, uma vez que o balanço da equipa com a jovem promessa é francamente positivo: dez jogos, dez vitórias, 25 golos marcados (um deles pelo próprio) e apenas cinco sofridos.
Capitão também está 'à bica'
A lógica diz-nos que Gonçalo Inácio será titular contra o Marítimo e regressará ao banco na visita ao Gil Vicente, quando Luís Neto estiver livre de castigo. No entanto, uma outra oportunidade poderá não estar longe.
Isto porque é preciso não esquecer que o capitão, Sebastián Coates, também já viu quatro cartões amarelos na presente edição do campeonato português, pelo que está a apenas um de ser suspenso.
O internacional uruguaio é, de resto, o único do habitual tridente defensivo do Sporting que ainda não foi castigado. Zouhair Feddal, recorde-se, foi o primeiro, ao ver a quinta cartolina diante do Nacional, o que o afastou do duelo com o Rio Ave. Agora, é a vez de Luís Neto.
[Notícia atualizada às 13h59 de 04/02/2021]