O FC Porto alcançou ao cair do pano a vitória, este sábado, na receção ao Santa Clara, vencendo os açorianos por 2-1.
Sérgio Oliveira e Carlos Júnior marcaram os primeiros golos através de uma grande penalidade, mas foi Toni Martínez que com um remate de cabeça estabeleceu o resultado final nos descontos do segundo tempo.
Resumo do jogo: A primeira parte foi muito dividida no Dragão. O FC Porto teve maior posse de bola, mas o Santa Clara deu uma boa réplica no Dragão, apresentou-se muito bem a nível defensivo, e teve um par de chances em que podia ter aberto o marcador.
A primeira das quais aconteceu aos 8 minutos, e terminou com um golo anulado ao Santa Clara. Rafael Ramos tirou um cruzamento para a área e Carlos Júnior colocou a bola no fundo das redes. Hugo Miguel assinalou desde logo fora de jogo, uma decisão que acabaria validada pelo vídeoárbitro António Nobre.
De seguida, Sérgio Oliveira esteve em destaque por duas ocasiões com remates de longa distância. Primeiro, o médio internacional português rematou para defesa de Marco Pereira, e depois atirou uma 'bomba' que passou ao lado da baliza açoriana.
O Santa Clara criava sempre algum perigo através das bolas paradas, e aos 27 minutos esteve perto de marcar. Lincoln bateu o livre, e na área surgiu Nené que rematou de primeira para uma defesa apertada de Marchesín. Depois, aos 39', Diogo Leite fez um corte providencial quando Carlos Júnior se preparava para visar a baliza portista.
A etapa complementar começou praticamente com os golos das duas equipas, ambos através da marca da grande penalidade. O FC Porto foi o primeiro a marcar, e abriu o marcador aos 49 minutos. Otávio isolou Taremi, que ultrapassou Marco Pereira. O guarda-redes faz falta e Hugo Miguel apontou para a marca dos onze metros. Na cobrança do castigo máximo, o médio português não desperdiçou e rematou forte para o meio da baliza, enganando o guarda-redes açoriano.
O Santa Clara empataria o encontro seis minutos depois. Marchesín saiu da zona da baliza e a bola sobrou para Lincoln, que foi travado em falta por Diogo Leite dentro da grande área. Na cobrança do castigo máximo, Carlos Júnior não desperdiçou e igualou Thiago Santana como o melhor marcador dos açorianos na I Liga.
Com o encontro empatado, o FC Porto começou a pressionar com maior insistência em busca do segundo golo, e esteve perto de alcançá-lo aos 59 minutos. Uribe lançou Taremi nas costas da defesa açoriana, mas o iraniano teve uma perdida incrível ao falhar o remate. O iraniano voltou a protagonizar nova perdida quando, aos 83 minutos, falhou o desvio a um cruzamento de Corona.
Quando já se previa que o encontro terminasse empatado, os campeões nacionais conseguiram chegar ao golo da vitória nos descontos do segundo tempo. Corona tirou um cruzamento da esquerda, e Toni Martínez, lançado na parte final do encontro, surgiu a cabecear para o fundo das redes açorianas.
Com este resultado, o FC Porto fica à condição a sete pontos do líder Sporting, que só entra em campo na segunda-feira, no campo do Moreirense. O Santa Clara, que somou a terceira derrota seguida fora de portas, é sétimo classificado com 32 pontos.
Momento do jogo: Toni Martínez fez explodir o Dragão de alegria quando nos descontos do segundo tempo marcou o golo que valeu os três pontos ao FC Porto.
Acompanhamento
90+5' - Termina a partida no Dragão
90+5' - GOOOOOOOOLOOOOOOO DO FC PORTO. TONI MARTÍNEZ MARCA AO CAIR DO PANO. Corona foge a Rafael Ramos e cruza para a área onde o espanhol surge a atirar de cabeça para o fundo das redes.
90+4' - Cartão amarelo para Nené.
90+4' - Cartão amarelo para Toni Martínez
90' - Cinco minutos de compensação.
87' - Sai Lincoln no Santa Clara e entra João Lucas.
85' - Luís Diaz e Taremi saem no FC Porto. Entram Evanilson e Toni Martínez.
83' - Outra perdida de Taremi. Corona cruza e o iraniano falha o desvio em posição frontal.
82' - Carlos Júnior obriga Marchesín a uma boa defesa, mas o lance foi anulado por fora de jogo.
78' - Agora é Sérgio Conceição a operar uma alteração. Sai Sérgio Oliveira e entra Francisco Conceição.
76' - Nova mudança no Santa Clara. Sai Ukra e entra Costinha.
73' - Cartão amarelo para Carlos Júnior por falta dura sobre Sérgio Oliveira.
65' - Dupla alteração no FC Porto. Saem Nanú e Marega para as entradas de Corona e Fábio Vieira.
63' - Hugo Miguel manda seguir.
62' - VAR analisa um livre que Sérgio Oliveira bateu contra a barreira por possível mão.
59' - Grande perdida de Taremi. Lançado por Uribe nas costas da defesa açoriana, o iraniano falhou o remate.
Confira o golo do empate marcado pelo Santa Clara
55' - GOOOOOOOLOOOOOO DO SANTA CLARA! MARCA CARLOS JÚNIOR. Brasileiro atira colocado sem hipóteses para Marchesín.
55' - Cartão amarelo para Diogo Leite.
54' - Nova grande penalidade assinalada no Dragão. Desta feita é para o Santa Clara. Lincoln é travado em falta por Diogo Leite.
53' - Cartão amarelo para Nanú. É o primeiro do defesa na I Liga este ano.
52' - Alteração no Santa Clara. Sai Cryzan e entra Rui Costa.
Confira o golo dos azuis e brancos
49' - GOOOOOOOOOLOOOOOO DO FC PORTO! MARCA SÉRGIO OLIVEIRA. Remata forte e engana Marco.
48' - Cartão amarelo para Marco Pereira.
48' - Está confirmada a grande penalidade.
47' - Grande penalidade para o FC Porto. Otávio isola Taremi, que ultrapassa Marco. O guarda-redes faz falta e Hugo Miguel aponta para a marca dos onze metros.
46' - Recomeça o jogo.
45+1' - Intervalo no Dragão.
45' - Mais um minuto de compensação no Dragão.
39' - Villanueva cabeceia para defesa de Marchesín.
38' - Grande corte de Diogo Leite. Carlos Jr domina na área portista, mas o defesa portista antecipa-se e corta para canto.
36' - Nené desvia muito por cima após um livre.
35' - Sérgio Oliveira tenta um lance estudado, mas ninguém correspondeu.
33' - Cruzamento perigoso de Manafá, mas Marco estava atento e conseguiu afastar.
27' - Que perigo para a baliza do FC Porto! Lincoln bate o livre, e na área surge Nené que rematou de primeira. Marchesín afastou como pode pela linha de fundo.
25' - Lançado por Otávio, Marega remata cruzado para defesa de Marco.
19' - Nanú tenta o cruzamento, mas a bola sofre um desvio e termina nas mão de Marco.
18' - Manafá tirou um cruzamento, mas o cabeceamento de Taremi sai ao lado.
17' - Outra vez Sérgio Oliveira. O médio atirou uma 'bomba' desde fora da área, quando toda a gente esperava um cruzamento, mas a bola sai ao lado.
14' - Sérgio Oliveira opta por um remate de longa distância, mas Marco encaixou a bola.
11' - Otávio cruza para a área à procura de Marega, mas João Afonso afasta a bola.
Confira o lance do golo anulado ao Santa Clara
10' - Confirma-se o fora de jogo do avançado brasileiro.
8' - Rafael Ramos tira um cruzamento para a área. Carlos Júnior colocou a bola no fundo das redes, mas o árbitro assinalou fora de jogo. O lance está a ser revisto pelo VAR.
4' - Remate fraco de Otávio para as mãos de Marco Pereira.
0' - Começa a partida no Dragão.
Onzes:
FC Porto: Marchesín; Nanu, Pepe, Diogo Leite e Manafá; Otávio, Sérgio Oliveira, Uribe e Luis Díaz; Marega e Taremi.
Santa Clara: Marco; Rafael Ramos, João Afonso, Mikel Villanueva e Mansur; Ukra, Morita, Nené e Lincoln; Carlos Júnior e Cryzan.
Suplentes
FC Porto: Diogo Costa, Mbemba, Zaidu, Grujic, Fábio Vieira, Francisco Conceição, Corona, Evanilson e Toni Martínez.
Santa Clara: André Ferreira, Rodolfo, Sagna, João Lucas, Tassano, Lucas Marques, Costinha, Jean Patric e Rui Costa.
Antevisão: O FC Porto procura este sábado reaproximar-se do líder Sporting e reduzir provisoriamente a diferença para sete pontos na receção ao Santa Clara, em jogo da 25.ª jornada da I Liga.
A partida no estádio do Dragão acontece poucos dias antes do jogo com o Chelsea a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, que, certamente, já estará no pensamento de alguns jogadores.
Em caso de triunfo, o FC Porto, que ocupa o segundo lugar da tabela classificativa, fica à condição a sete pontos do líder Sporting, que só entra em campo na segunda-feira, no campo do Moreirense.
O encontro entre FC Porto e Santa Clara tem apito inicial marcado para as 20h30 e poderá acompanhá-lo, em direto e ao detalhe, na página do Desporto ao Minuto.