O sonho comanda a vida e foi com esta máxima que o FC Porto entrou em campo no Ramón Sánchez-Pizjuán, em Sevilha, esta terça-feira. A vitória até caiu para o lado da equipa portuguesa, mas o resultado foi insuficiente para prosseguir na Liga dos Campeões. Taremi ofereceu a vitória aos azuis e brancos no último minuto do jogo, no entanto, não conseguiu oferecer o bilhete para as meias-finais. Esse é do Chelsea, que na 1.ª mão derrotou o FC Porto por 2-0.
Apesar de entrar determinada, a equipa da Invicta nunca conseguiu criar muitas situações de perigo. Na primeira parte, Corona até podia ter inaugurado o marcador, mas a pontaria não foi a melhor.
O Chelsea era uma equipa mais preocupada com a organização defensiva e os posicionamentos. O contra-ataque era apenas a arma para tentar causar perigo junto dos dragões. O tempo foi passando e jogou sempre contra os portugueses.
No segundo tempo, Conceição mexeu na equipa, lançou Taremi e Evanilson para a frente de ataque, mas nem por isso as oportunidades eram em maior número. Mais posse de bola, mais querer, contudo, sem eficácia lá na frente e sem conseguir o objetivo: marcar.
Só aos 90+3 minutos, Mehdi Taremi conseguiu marcar. Talvez, o melhor golo desta edição da Liga dos Campeões. Nanú cruzou e, de bicicleta, o iraniano apontou o golo da vitória dos dragões. Provavelmente vai correr mundo. Ainda assim foi insuficiente para o FC Porto seguir em frente. O Chelsea carimbou assim a passagem às meias finais da Liga dos Campeões, depois de uma vitória por 2-1 no conjunto das duas mãos.
Acompanhamento
90+4'- FINAL DO JOGO! O FC Porto vence por 1-0, mas está fora da Liga dos Campeões! O Chelsea segue para as meias-finais da competição.
90+3'- GOLOOOOOOOOOOO DO FC PORTO!!!! MARCA TAREMI! GOLAÇOOOO! Que pontapé de bicicleta após cruzamento de Nanú!!!
90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.
88'- Cartão amarelo para Luis Díaz.
86'- Tuchel também mexe: Ziyech entra para o lugar de Mason Mount.
84'- Última substituição no FC Porto: Fábio Vieira entra para o lugar de Sérgio Oliveira.
82'- Cartão amarelo para Pepe.
79'- URIBE! Corte de cabeça de Rudiger, que bate nos pés do colombiano, que nem consegue desviar para a baliza de tão rápido que foi o lance. A bola morre nas mãos de Mendy.
77'- Vai-se esgotando o tempo para o FC Porto... São precisos dois golos para igualar a eliminatória.
75'- Substituições no FC Porto: Saem Manafá, Marega e Corona para os lugares de Nanu, Luis Díaz e Evaniilson.
74'- Cartão amarelo para Corona.
73'- Vêm aí três mexidas de uma vez na equipa do FC Porto...
70'- PEPE! Novamente o central do FC Porto a evitar o golo do Chelsea, neste caso de Pulisic.
65'- Cabeceamento de Taremi para as mãos de Mendy!
63'- Substituição no FC Porto: Sai Grujic, entra Taremi.
62'- Cruzamento de Zaidu... para ninguém. Mendy agarra com facilidade. O FC Porto está com dificuldades em criar situações de perigo.
57'- Mason Mount! Novamente o Chelsea com perigo! Mount surge sobre a esquerda com tudo para marcar, mas vale Manafá a conseguir o corte. Canto para o Chelsea.
54'- Chelsea perto do golo! Contra-ataque dos blues com Chilwell a cruzar para Pulisic e o norte-americano não consegue o desvio da melhor maneira.
52'- O FC Porto entra com mais bola neste segundo tempo. Os dragões procuram claramente fazer o primeiro golo da partida.
46'- Cartão amarelo para Sérgio Oliveira.
46'- Recomeça a partida.
45+1'- Intervalo!
45'- Vai jogar-se mais um minuto.
37'- Vai forçando o FC Porto. A equipa portuguesa está a conseguir encostar o Chelsea à sua grande área.
33'- O QUE PERDE CORONA! Passe de Mbemba, o mexicano recebe, roda e fica de frente para a baliza de Mendy, mas o remate sai muito, muito torto. Tecatito Corona podia ter feito muito melhor! Não se podem desperdiçar estas oportunidades...
27'- Pepe providencial! O Chelsea em situação de quatro para dois podia ter feito estragos, mas valeu o corte do internacional português.
23'- Melhor o FC Porto nesta fase da partida.
18'- Canto perigoso do ataque do FC Porto, mas não surge ninguém para fazer o desvio.
11'- Corona! Mendy facilita e o mexicano arma o remate, que ainda bate em Jorginho e sai pela linha de fundo.
7'- Remate de Mason Mount a sair muito perto da baliza de Marchesín! A bola ainda desviou em Mbemba.
5'- Cruzamento perigoso do FC Porto, mas Rudiger corta a bola que seria para Marega.
1'- INÍCIO DA PARTIDA EM SEVILHA! O Chelsea joga hoje de azul e o FC Porto de branco.
0'- As equipas já se encontram no relvado do Ramón Sánchez-Pizjuán. Tudo a postos para o início do encontro!
0'- Já Thomas Tuchel faz três alterações em relação ao primeiro jogo com os dragões. Werner, Christensen e Kovacic entram para os lugares de Pulisic, Thiago Silva e Kanté, respetivamente.
0'- Sérgio Conceição optou por um meio-campo com três elementos - Uribe, Sérgio Oliveira e Grujic - deixando assim Luis Díaz de fora. O colombiano, recorde-se, foi titular no jogo da 1.ª mão.
Onzes iniciais
Chelsea: Mendy, Azpilicueta, Thiago Silva e Rudiger; Reece James, Jorginho, Kanté e Chilwell; Mount, Havertz e Pulisic
FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu, Uribe, Sérgio Oliveira, Grujic, Corona, Otávio e Marega.
Suplentes FC Porto: Cláudio Ramos, Diogo Leite, Loum, Díaz, Taremi, Baró, Toni Martínez, Evanilson, Nanu, Sarr, Fábio Vieira e Francisco Conceição.
Suplentes Chelsea: Kepa, Caballero, Alonso, Christensen, Abraham, Werner, Zouma, Giroud, Hudson-Odoi, Ziyech e Emerson.
Antevisão
Nesta missão Champions, o FC Porto tem esta terça-feira uma tarefa muito complicada para atingir as meias-finais. Os dragões precisam de anular os dois golos sofridos diante do Chelsea na última semana em Sevilha.
O encontro desta noite volta a ser disputado no estádio Ramón Sánchez Pizjuán devido às restrições impostas pelas autoridades britânicas relacionadas com a pandemia da Covid-19, e é na cidade da Andaluzia que os azuis e brancos procuram fazer história para chegar à próxima fase da Liga dos Campeões.
A estatística, infelizmente, não está do lado português. Para além de precisar de dar, pela primeira vez, a volta a uma eliminatória, após perder a primeira mão por mais de um golo, o FC Porto nunca conseguiu sair vitorioso em jogos fora contra conjuntos ingleses. A juntar a isto, os azuis e brancos também não venceram nenhum dos últimos seis encontros a eliminar com clubes da terra de Sua Majestade.
Na antevisão ao encontro, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, prometeu que a equipa irá lutar para conseguir a passagem às meias-finais da Liga dos Campeões, apesar de reconhecer que a equipa terá uma tarefa difícil.
Fique connosco e acompanhe os principais momentos da partida, que começará às 20h00 e terá arbitragem do francês Clément Turpin.