Vantagem de jogar em "casa" persiste com ausência de público nos estádios

Investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) concluíram que a probabilidade da equipa que joga em "casa" ganhar o jogo "tende a persistir mesmo com a ausência de público nos estádios" de futebol, foi hoje anunciado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/04/2021 15:46 ‧ 22/04/2021 por Lusa

Desporto

Investigação

A conclusão é de um grupo de investigadores do IPG, orientado pelo professor Pedro Tiago Esteves, que elaborou um estudo sobre o "Impacto da ausência de público no desempenho dos jogadores e das equipas de arbitragem - Liga NOS (épocas 19/20 e 20/21)".

No estudo, "fica claro como a vantagem de jogar em 'casa' (probabilidade da equipa que joga em 'casa' ganhar o jogo) tende a persistir mesmo com a ausência de público nos estádios, em resultado da pandemia covid-19", referem os investigadores em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

"Curiosamente, o desempenho da equipa de arbitragem tende a ser mais influenciado pela ausência de público. Sem a presença de público, a equipa de arbitragem tende a ser mais rigorosa com as equipas que jogam em 'casa', ao nível da marcação de faltas, e menos contundente na amostragem de cartões amarelos às equipas que jogam 'fora'", lê-se.

Segundo a nota, "a percentagem de pontos ganhos pelas equipas que jogavam em 'casa' subiu de 52% (jogos com público) para 57% (jogos sem público)".

"Não se verificou ainda qualquer impacto da ausência de público ao nível dos golos marcados, golos sofridos e percentagem de posse de bola, tanto nas equipas que jogavam em 'casa' como nas que jogavam 'fora'", acrescenta o comunicado.

Os autores do estudo referem, ainda, que "um dos resultados mais surpreendentes relaciona-se com o facto da média de faltas averbadas às equipas que jogavam em 'casa', por jornada, ter subido de 141 (jogos com público) para 152 (jogos sem público)".

Em paralelo, "registou-se ainda uma diminuição da média de cartões amarelos exibidos às equipas que jogavam 'fora' (25, jogos com público versus 22, jogos sem público)" e "não se verificou qualquer impacto da presença de público na média de amostragem de cartões vermelhos".

A nota sublinha que o estudo dos investigadores do IPG permite "extrair duas ideias chave": que "o efeito positivo de jogar em 'casa' parece ir muito para além da influência do público" e que "o desempenho da arbitragem tende a ser mais influenciado pela ausência de público do que o das equipas envolvidas no jogo".

O coordenador do projeto de investigação, Pedro Tiago Esteves, sublinha que o estudo "permite abrir uma janela de conhecimento sobre o impacto das restrições associadas ao surto pandémico covid-19 na performance das equipas, jogadores e árbitros".

Na opinião do docente do IPG, "este tipo de investigação aplicada permite capacitar os diversos agentes desportivos, como é o caso do 'staff' técnico de apoio às equipas e aos árbitros, com informação potencialmente relevante para ser utilizada no processo de treino e, nessa medida, contribuir para um nível de performance mais elevado".

Para além de Pedro Tiago Esteves, o estudo envolveu a participação de José Araújo, Gonçalo Vieira, Pedro Rodrigues, Tomás Recatia e Daniel Amaral.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Óbito

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas